cut apeoc radiojornalismo1

O Sindicato APEOC participou nos últimos dias 22 e 23/10 (terça e quarta) de debates, palestras e oficina de radiojornalismo constantes da programação do I Curso de Comunicação e Radiojornalismo promovido pela CUT-CE. O curso reuniu em Fortaleza representantes da classe trabalhadora de todas as regiões do estado, e abordou temas como:

· “A Luta pela Democratização da Comunicação e Liberdade de Expressão” (por Alex Capuano – Coordenador de Redes Sociais da CUT Nacional);

· “Nós Estamos no Ar: Comunicação Sindical e Jornalismo Radiofônico sob o Ponto de Vista dos Trabalhadores” (por Nonato Lima – Coordenador de Comunicação Social da UFC);

· “Estratégia e Instrumentos de Comunicação da CUT-CE” (por Ataíde de Oliveira – Secretário de Comunicação da CUT-CE);

· “Planejamento e Elaboração de Peças Radiofônicas: Linguagem e Técnicas” e Oficina de Radiojornalismo (pelo radialista Caio Mota).

O lema da Lei da Mídia Democrática – “Democratize Já!” – marcou a programação do Curso de Comunicação e Radiojornalismo da CUT-CE, que contou com a participação de 100 diretores e assessores de imprensa das entidades filiadas. A Presidente Estadual da Central Única dos Trabalhadores, Joana Almeida, destacou a forte participação dos sindicalistas: “Tivemos uma aceitação positiva e entusiasmada das entidades. O curso fortaleceu o debate sobre a democratização da comunicação no país e, a partir de agora, esperamos coletar centenas de assinaturas para a Lei da Mídia Democrática.”

Para Alex Capuano, Coordenador de Redes Sociais da CUT Nacional, apesar dos inúmeros avanços registrados durante o governo Lula, a democratização da comunicação ainda precisa avançar. Ele ressaltou que no Brasil apenas 10 famílias têm 80% do controle da mídia brasileira, o que caracteriza um oligopólio midiático. No país, 271 políticos são sócios ou diretores de 324 veículos de comunicação entre TVs, rádios, revistas e jornais. Declarou Alex: “Não queremos tirar o controle dessas famílias na mídia. Queremos ampliar a diversidade na programação dos meios de comunicação. Queremos que os movimentos sociais, os trabalhadores, as universidades também tenham espaço. Temos inúmeros artigos da constituição de 88 que precisam ser regulamentados para que o contraditório também esteja presente na mídia”.

O Coordenador de Redes Sociais da CUT Nacional defendeu ainda a ampliação do uso de instrumentos de comunicação, como as redes sociais, pelo movimento sindical. Ele destacou que mais de 1/3 da população brasileira usa as redes sociais, como facebook e twitter.

O Professor de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará, Nonato Lima, destacou que o Rádio é um meio de comunicação democrático que não precisa de muita tecnologia e permite de forma mais fácil a participação das pessoas. “O Rádio é ainda o meio de comunicação mais importante no interior e um dos principais na capital”, frisou Nonato Lima.

O Sindicato APEOC esteve representado no qualificado e exitoso I Curso de Comunicação e Radiojornalismo da CUT-CE pelos professores Leorne Nogueira, José Albano, Marcos Fábio e Haroldo Holanda (Assessor de Imprensa).

Serviço

-Saiba mais sobre Lei da Mídia Democrática no site www.paraexpressaraliberdade.org.br

-Mais informações sobre Oligopólio Midiático no site www.donosdamidia.com.br