Folder Seminario internacional.pO Sindicato APEOC, através de seu representante de base Hélder Nogueira(também secretário geral da CUT Ceará e doutorando em Ciências Sociais), participa em Brasília de Seminário Internacional e leva para discussão a Gestão Democrática na Educação. O V Seminário Internacional de Política Social “Desafios da Política Social na Contemporaneidade” acontece até esta quinta-feira, dia 04/10, na Universidade Federal de Brasília (UnB).

 Sabe-se que a gestão democrática nas escolas é um dos caminhos mais importantes para se alcançar a qualidade da educação. Quanto mais estudantes e pais, professores, diretores, servidores, enfim, toda a comunidade participa das atividades e decisões da escola, mais chances o aluno tem de aprender. Quando atuantes (conselhos escolares, pais e mestres), são bons exemplos de busca da gestão democrática, pois seus integrantes podem participar da elaboração do planejamento anual da escola e influir na criação de regras relacionadas ao ambiente escolar e à qualidade da educação.

Afirma o professor Hélder Nogueira que “o direito à educação de qualidade socialmente referenciada deve pautar as principais políticas públicas relacionadas à efetivação de tal direito no país. A garantia da qualidade educacional está diretamente relacionada a alguns pressupostos afirmados no cotidiano das relações inerentes à comunidade escolar mediadas pelos diferentes sujeitos que a compõem e por políticas públicas que precisam funcionar como indutoras da qualidade.”

Acrescenta o professor Hélder, com relação ao tema: “os pressupostos básicos são a igualdade, inclusão, equidade e autonomia, todos devem convergir para a garantia da cidadania plena no âmbito da democracia e fundamentar a agenda da política educacional no país.  No horizonte de tais pressupostos, a qualidade da educação precisa vislumbrar quatro eixos básicos: acesso e permanência no âmbito da educação escolar; infraestrutura; valorização dos profissionais da educação; gestão democrática. Tais eixos vislumbram uma gama de questões que funcionam como indutores para a concepção das políticas públicas que devem efetivar em ultima instância o direito à educação de qualidade.”

O V Seminário Internacional de Política Social é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Federal de Brasília (UnB).