Assembleia intermedeia negociações entre Governo do Estado e APEOCO presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cláudio (PSB), recebeu, nesta quarta-feira (02/03), representantes do Sindicato Apeoc, que congrega os professores da rede pública estadual de ensino. Eles vieram solicitar a intermediação do Legislativo estadual para as negociações entre o Governo do Estado e a categoria.

O presidente do Sindicato, Anízio Santos Melo, explicou, durante a audiência, que desde o ano passado aguarda a implantação da progressão horizontal dos professores de 2009 e 2010, prometida pelo Governo do Estado. Segundo ele, o benefício ainda não havia sido implantado na folha dos servidores da educação porque a legislação eleitoral não permite aumentos salariais em ano de eleições. No entanto, já foram tentados novos contatos com o governador Cid Gomes este ano, porém, sem sucesso.

“Nós chegamos a ser recebidos pelo governador Cid Gomes por duas vezes no ano passado. E somos o único estado do País em que há uma mesa de negociações paritária do Estado e da categoria onde cada lado, Governo e professores, tem quatro membros e um representante do Ministério Público como mediador. Porém, queremos a implantação dos benefícios que nos foram prometido”, disse o dirigente sindical.

O presidente da Assembleia assegurou que irá empenhar esforços para conseguir uma audiência com o governador acerca do assunto. Roberto Cláudio avisou que deverá ser na próxima semana, haja vista que Cid Gomes teria uma agenda lotada de compromissos até o Carnaval. O líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), também explicou que trabalhará no sentido de promover o encontro entre o sindicato e o governador.

“Ao longo dos últimos anos, o Governo do Estado vem estabelecendo uma relação muito positiva com a Apeoc e os demais sindicatos de educadores, porque acenou de uma forma clara para o compromisso de fortalecer a categoria dos professores e servidores do Estado. E dentro desta pauta, se inclui o aumento diferenciado que os professores receberam e algumas políticas de estímulo à carreira do magistério. As demandas que agora são apresentadas já foram também sinalizadas positivamente pelo governador Cid Gomes. Por isso, vamos trabalhar pelo agendamento do encontro da categoria com o governador”, frisou Roberto Cláudio.

Também acompanharam a audiência a presidente da Comissão de Educação da Casa, deputada Rachel Marques (PT), e os deputados Professor Teodoro (PSDB), Carlomano Marques (PMDB), Dedé Teixeira e Antonio Carlos (ambos do PT)
JS/JU

Fonte: Agência de Noticias da Assembleia Legislativa
agencia@al.ce.gov.br