DSC 0155.300xOs trabalhadores da Educação e os estudantes das escolas públicas estaduais do Ceará realizaram nesta quinta-feira (28) um grande ato em frente ao Palácio da Abolição, sede do Governo do Estado, em Fortaleza. A mobilização foi organizada pelo Sindicato APEOC. Foi a primeira atividade de massa do movimento de greve da categoria, que começou na última segunda-feira (25).

As caravanas chegaram de vários municípios cearenses e DSC 0143.300xreforçaram o grito dos servidores e alunos que defendem a Escola Pública e a valorização dos(as) trabalhadores(as) da Educação no Ceará. Com faixas, cartazes e muita batucada, os manifestantes expressaram a indignação com o Executivo, que até agora não pagou o reajuste geral dos servidores, cuja data-base é 1° de janeiro.

Além da questão financeira, os grevistas também reivindicam uma extensa pauta que contempla a melhoria das condições de ensino e trabalho na rede estadual, o aumento da verba para merenda escolar, realização de novos concursos públicos, ampliação da rede de atendimento do ISSEC, manutenção dos espaços pedagógicos nas unidades de ensino, liberação e pagamento dos processos de estabilidade, progressão horizontal e ascensão funcional, entre outras.

DSC 0131.300xAo final do ato no Palácio da Abolição, o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, e uma comissão de professores e alunos foram recebidos pelo chefe de Gabinete do Governo do Estado, Élcio Batista. O Sindicato APEOC entregou um ofício com os principais pontos da pauta de reivindicação da categoria e reforçou a necessidade do Governo apresentar uma proposta de reajuste diferenciada para os trabalhadores da Educação, já que o setor possui fontes próprias de financiamento. Élcio Batista manteve o discurso do Executivo de que o cenário atual não permite apontar um percentual de aumento. No dia 04 de abril, o próprio governador, Camilo Santana, adiou por sessenta dias o anúncio de um possível reajuste.

2016.04.28.assembleia legislatia.300xOs manifestantes deixaram o Palácio da Abolição e fizeram uma caminhada até a Assembleia Legislativa, onde apresentaram aos deputados os motivos da luta dos(as) trabalhadores(as) da Educação. O Sindicato APEOC também protocolou um documento com a pauta da greve para pedir o apoio dos parlamentares.

 

DSC 0147.300xDSC 0129.300xDSC 0135.300xDSC 0122.300xDSC 0171.300xDSC 0109.300x