O Ministério da Educação divulgou o ranking das melhores escolas do Brasil, a partir da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2009. Nenhuma escola cearense está entre as 50 melhores do País. Já no ranking local, entre as 50 melhor colocadas, 43 são particulares, cinco federais e apenas uma estadual – a do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará.

No Brasil, foram realizados exames em 25.474 escolas, sendo 712 no Ceará. Das locais, 474 (66,6%) são estaduais; 227 (31,9%), privadas; seis (0,8%), federais; e cinco (0,7%), municipais. Tanto em nível nacional como em estadual, as melhores médias surgiram nas instituições federais.

Aqui, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará de Fortaleza e o de Juazeiro do Norte saíram na frente em se tratando de Ensino Médio Regular, respectivamente, sendo que, quando se considera Educação de Jovens e Adultos (EJA), o IFCE de Juazeiro aparece na frente do de Fortaleza.

As instituições militares cearenses também dividem colocações de realce. Entre as melhores, está o Colégio Militar de Fortaleza, instituição federal colocada em 18º lugar. O Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará, que é estadual e é a melhor disposta no ranking entre as dirigidas pelo Estado, aparece em 32º lugar e o Colégio da Polícia Militar do Ceará, em 59º lugar.

Entre os Liceus, escolas apresentadas normalmente como referência local, o primeiro a aparecer no ranking das com melhor desempenho é o de Messejana, em 123º lugar. O Colégio Estadual Justiniano de Serpa, também referência local, surge em 100º lugar.