25012013 chorozinho 2.pCom o objetivo de discutir a postura a ser tomada pelo Sindicato APEOC relacionada ao não pagamento do mês de dezembro de 2012 dos servidores públicos de Chorozinho, o Sindicato APEOC e a Comissão Articuladora do Sindicato de Servidores Públicos de Chorozinho promoveram, na tarde de sexta (25/01/2013), uma assembleia unificada com todos os servidores públicos municipais.

Na ocasião, mediaram a Assembleia: a Comissão Municipal do Sindicato APEOC, com a presença dos Profs. Alessandro Carvalho, Alexsandro Costa e Cleilson Coelho; o Vice-Presidente do Sindicato APEOC, Prof. e Advogado Reginaldo Pinheiro; a Tesoureira da CUT-CE, Carmem Silva; e o Advogado Gildo Almeida Junior, do setor jurídico do SINSEMBA (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Barreira e Acarape).

Após declarar aberta a Assembleia, foram feitos alguns esclarecimentos sobre como andam as negociações – a administração não nega o pagamento, mas afirma que só pode evoluir nas negociações mediante o conhecimento dos valores empenhados pela administração anterior, que deve ser entregue por esta até o dia 31 de janeiro/2013. No entanto, foi alertado que a questão salarial é de importância vital, devendo ser solucionado o mais rápido possível, visto que vários trabalhadores estão passando por sérias necessidades financeiras.

Posteriormente, foi aberta discussão sobre a proposta do Sindicato APEOC para o pagamento de salários atrasados, ficando aprovada, pela Assembleia, o seguinte:

-pagamento, até o dia 07 de fevereiro, de 60% dos salários de todos os servidores da educação (valor que restou dos recursos do FUNDEB em 2012); pagamento do restante, 40%, em duas vezes, nos meses subsequentes ao pagamento da primeira parcela. 

– Também ficou decidido que a categoria voltará a se reunir em assembleia no dia 07 de fevereiro de 2013, para discutir a postura sindical após os novos fatos que ocorrerão até esta data.

***

Antes do encerramento da reunião, o Dr. Reginaldo Pinheiro ainda esclareceu pontos levantados pelos componentes da Assembleia, principalmente sobre o boato da possibilidade da nulidade do concurso público municipal realizado no ano de 2009, sendo esclarecido, pelo Vice-Presidente do Sindicato APEOC, que só algo muito grave, e com provas cabais, que firam a igualdade de condições entre os concorrentes do concurso, poderia vir a viabilizar tal nulidade. 

Por fim, o Sindicato APEOC, na figura de seus representantes presentes, reafirmou o compromisso de lutar pelos direitos da categoria e, caso necessário, disponibilizando ações do seu setor jurídico para defender tais direitos, firmando ainda mais a união entre nosso sindicato e os servidores do município de Chorozinho.