O Sindicato APEOC foi procurado pelos profissionais da educação da Escola José Valdo Ribeiro Ramos para viabilizar audiência com a SEDUC-CE para tratar da proposta de municipalização da Escola supramencionada.
Na audiência realizada no dia 05 de novembro, o Sindicato APEOC convidou os representantes da Escola José Valdo Ribeiro Ramos a se fazerem pesentes. Nesse dia, ficou certo audiência com representantes de todos os segmentos da comunidade escolar, e com o Sindicato APEOC, para tratar do assunto juntamente com a SEFOR e a SEDUC-CE.
A reunião ocorreu ontem, dia 13 de novembro, à tarde, na sala de reuniões do Gabinete da SEDUC-CE, com a presença de representantes de pais, alunos; ex-alunos, professores e o Diretor da Escola.
O Sindicato APEOC esteve representado pelo Vice-Presidente, Prof. Reginaldo Pinheiro. A SEDUC-CE foi representada pelo Secretário Executivo, Idilvan Alencar, além das presenças dos coordenadores da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Célio Pinheiro e Hernita Carmem.
Aberta a reunião foi dada a palavra aos representantes dos pais, alunos; professores e Diretor, e ao Sindicato APEOC, que explicaram que a Escola vem realizando um trabalho exitoso refletido na aprovação em vestibulares e premiações. Disseram também que as escolas para as quais querem transferir os alunos é contramão, não havendo transporte coletivo viável e que o percurso teria que ser feito a pé, tornando desse modo distante. Disseram ainda que a comunidade tem um referencial positivo da Escola José Valdo e que a municipalização não é aprovada pela Comunidade; nessa ocasião foi entregue abaixo-assinado com 1.053 assinaturas, e documento fundamentado sobre os prejuízos que a municipalização geraria.
Os representantes da SEDUC-CE e SEFOR ouviram atentamente todos os argumentos e mostraram-se sensibilizados com o que fora apresentado, especialmente o dos pais e alunos. Ao final da audiênica disseram que o assunto seria tratado com a Secretária e com o Município.
No início da noite do mesmo dia (13/11), a partir de reunião da Secretária, Izolda Cela, com o Secretário Executivo da SEDUC-CE e representantes da SEFOR e técnicos da Secretaria Municipal de Educação, chegou-se ao entendimento que, pelas razões expostas, e a situação concreta, a Escola José Valdo Ribeiro Ramos não será mais municipalizada.
Mais uma vez a organização e mobilização da comunidade escolar e o diálogo qualificado com a SEDUC efetiva resultado positivo para educação pública.
Sindicato APEOC: Apoiando a Educação e os Educadores!