Audiência com a Professora IZOLDA CELA, Secretária da Educação do Ceará, e o Sindicado APEOC representando pela Presidenta, Maria da Penha Alencar, Presidente; Anízio Melo, Diretor da CUT Nacional e do Sindicato APEOC, e o professor Sérgio Bezerra, Secretário para Assuntos Educacionais da APEOC, e a professora Helenice da Diretoria da APEOC. A audiência ocorreu na manhã do dia 07/12/2009, no Gabinete da SEDUC.
1 – A professora Penha de início falou da necessidade urgente de instalar a Comissão para discutir as alterações do Plano de Cargo, Carreira e Salários. A secretária informou que tem um encaminhamento com o apoio da SEPLAG já que essa tem uma consultoria para trabalhar o efeito da Progressão;
2 – A professora Penha reivindicou mais uma vez o pagamento da PROGRESSÃO para todos os professores;
3 – A Secretária, IZOLDA, informou que está trabalhando para garantir transporte para os professores do interior do Estado.
4 – O professor Anízio Melo falou a respeito dos CEJAS pois tem um documento da SEDUC circulando nos mesmos sem assinatura de ninguém do Governo, causando apreensão aos professores. Que o Sindicato APEOC e os CEJAS estão construindo documento para apresentar em nossa PLENÁRIA do dia 10-12-09, às 16 horas, no auditório do Sindicato APEOC.
A professora IZOLDA CELA falou que haverá na SEDUC uma reunião para o dia 09-12-09, para tratar sobre a proposta da SEDUC para os CEJAS e que a equipe da Secretaria comparecerá a reunião da APEOC.
5 – A professora Penha defendeu o recesso de NATAL para todos os trabalhadores em educação no final do ano o que a professora Izolda se comprometeu de levar a reivindicação a sua equipe na SEDUC.
6 – O professor Anízio Melo informou a Secretária Izolda que a APEOC está finalizando sua proposta de reformulação do Plano de Cargo Carreira e Salários – PCCS e cobrou a urgência da instalação e com prazo de funcionamento da Comissão de Adequação pois está havendo uma grande ansiedade na categoria. Os principais temas em pauta são: Carga horária, dedicação exclusiva e descompressão da carreira.
A professora Izolda informou que entrará em contato com a SEPLAG sobre os estudos do PCCS em andamento.
7 – A professora Penha reivindicou agilidade nos processos de financiamento dos cursos de mestrados e doutorados para a educação conforme Lei já regulamentada pelo Governo. A Izolda dará uma resposta após entrar em contato com a SEPLAG para saber qual a quota da SEDUC.