Sindicato APEOC, CNTE e CUT promoveram sexta-feira, dia 25/04, Audiência Pública na Assembleia Legislativa do Ceará.
Os diretores do Sindicato APEOC, sob a coordenação do presidente da nossa instituição, Anízio Melo, dentro da programação da Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, discorreram sobre os temas: Piso Salarial, Carreira do Magistério, Royalties no FUNDEB e Jornada dos Profissionais da Educação.
Anízio Melo declarou na Audiência Pública que as discussões realizadas na Semana Nacional da Educação são uma vertente para direcionar o processo educacional no Brasil.
Entre os principais temas discutidos e reivindicados pela categoria, Anízio destacou os mecanismos de financiamento da educação; a urgência na aprovação do PNE e, principalmente, uma maior valorização dos profissionais da educação. “Nesse ano, o debate irá focar na aprovação do Plano Nacional de Educação. Os municípios precisam de um direcionamento para que a estrutura educacional do país melhore. Daí a importância da aprovação desse plano”, frisou o presidente do Sindicato APEOC.
Ainda na sexta participou, a convite da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas, de uma Roda de Conversa – Memória e Resistência, na Escola Estadual 02 de Maio. O tema em debate foi o período da ditadura militar “para que nunca se esqueça, para que nunca mais aconteça”.
No dia seguinte, sábado (26/04), Anízio Melo, também na agenda da Semana Nacional da Educação, participou de debate com os jovens estudantes da rede pública de ensino, na Assembleia Legislativa, sobre os caminhos da educação. “Um momento bastante rico esse com a juventude, debate em alto nível com a estudantada sobre os caminhos do ensino público”, afirmou o presidente do Sindicato APEOC.
O Sindicato APEOC, como tem feito durante todo o ano, visitou escolas na programação da Semana da Educação Pública, através de seus diretores e assessores, e esteve reunido com profissionais da educação como, por exemplo, no Colégio dos Bombeiros.
O Sindicato APEOC continua no mês de maio promovendo audiências e debates sobre o direito à educação, carreira e jornada de trabalho, formação dos profissionais da educação, condições de trabalho e financiamento do ensino público.
Dia 22/05, em parceria com a Assembleia Legislativa e o INESP, o Sindicato APEOC promove novo Ciclo de Debates em Fortaleza e no interior do estado. Debates sobre qualidade na educação e valorização dos profissionais do ensino acontecerão em Sobral, Quixadá, dentre outras cidades.
“Em 2014, APEOC segue forte na luta!”
Prof. Anízio Melo, presidente do Sindicato APEOC