Secretaria de Educação de Fortaleza estabeleceu o dia 17 de março como o primeiro dia do ano letivo de 2010. A partir desta data funcionará o primeiro semestre para alunos de escolas, creches, educação infantil e núcleos de educação de jovens e adultos. Ao todo serão quatro calendários para o começo das atividades escolares da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza.

Para as escolas onde os professores não aderiram à paralisação, as aulas começam no dia 17 de março. Já naquelas que tiveram aulas parcialmente suspensas, o início das atividades seguem outros três calendários. Na primeira proposta o ano letivo de 2010 vai começar no dia 14 de abril; na segunda, as aulas iniciam no dia 19 de abril e a terceira define o dia 28 de abril para o começo do ano letivo.

As escolas devem observar em qual dos quatro calendários elas estão inseridas de acordo com cumprimento dos dias letivos do ano de 2009. Estes calendários foram elaborados tendo como referência os calendários do ano anterior observando as especificidades de cada escola.