Com nível de licenciatura plena, os educadores assumirão as funções no dia 1º de outubro próximo

Os aprovados no concurso público vão lecionar, prioritariamente, no Ensino Médio

A rede pública estadual de ensino receberá reforço ainda neste ano. O governador Cid Gomes assinou a nomeação dos 3.088 professores concursados. A posse coletiva dos profissionais está marcada para o próximo dia 20 e o início do exercício em cada escola será no dia 1º de outubro próximo, na antevéspera das eleições para cargos majoritários (presidente da República e governador) e proporcionais (dois senadores, deputados federais e estaduais).

O concurso público, realizado em quatro etapas, teve início em outubro de 2009e concluído em março deste ano. De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoal da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Maria Emília Silva Vieira, os concursados vão atender, prior itariamente, o Ensino Médio, uma vez que, segundo ela, tem carência de professores.

Coordenado pela Seduc e pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), o concurso vai preencher cerca de 70% das vagas que estão abertas nas escolas públicas estaduais. “Esse pessoal que vai entrar substituirá os professores que estão se aposentando e vão assegurar a abertura de novas turmas do Ensino Médio”, garantiu Maria Emília.

Publicação

A nomeação dos novos professores será publicada no Diário Oficial do Estado do próximo dia 13, conforme a assessoria de imprensa do Governo.

Segundo a coordenadora de Gestão de Pessoas da Seduc, o concurso cumpriu todas as etapas previstas no edital de convocação. Em cinco meses, foram realizadas provas escrita e prática, programa de capacitação profissional e exames de títulos.

Na primeira etapa, os candidatos responderam 60 questões objetivas de múltip la escolha. A segunda fase permitiu, aos inscritos, uma mostra da atuação de cada um durante aula ministrada na disciplina em que o candidato estava concorrendo. Na terceira, houve um programa de capacitação profissional com carga horária de 180 horas/aula. A quarta e última fase abrangeu o exame de títulos. Para assumir o cargo de professor, o candidato ao cargo deveria ter grau superior em nível de licenciatura plena.

A rede estadual é responsável pelo atendimento de 540 mil alunos em 642 escolas. Conforme acompanhamento da Seduc, a matrícula no Ensino Médio corresponde a 382 mil estudantes. Nesse nível de ensino, o currículo abrange as seguintes disciplinas: História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Matemática; Física; Biologia; Química; Língua Inglesa; Língua Espanhola; Língua Portuguesa; Artes e Educação Física.

Comentário do Sindicato APEOC

As informações acima sobre a assinatura dos atos de nomeação, poss e dia 20 de setembro e inicio do exercício em 01 de outubro foram dadas pelo Sindicato-APEOC, no dia 08 de setembro, a partir de vitoriosa audiência do Sindicato APEOC com Comissão dos professores concursados do Estado com a Coordenadora de Gestão de Pessoas da SEDUC.

O Sindicato também apresentou a reivindicação de possibilitar a evolução na carreira durante o estágio probatório, é dizer, que os professores no estágio probatório possam receber de acordo com sua titulação (especialização, mestrado e doutorado).

O objetivo é incentivar a constante qualificação do profissional do magistério, e tornar a carreira do magistério um pouco mais atraente para esses professores, evitando ou pelo menos diminuindo, assim a  “fuga” desses profissionais da Educação Básica Estadual, diante de propostas mais vantajosas noutros sistemas de ensino.

O Sindicato convoca os professsores recém concursados para PLENÁRIA, Sábado próximo, dia 11, 14 horas na Sede do Sindicato APEOC.

Bem vindos à luta pela valorização da Educação e dos Educadores!

Fonte:  Diario do nordeste – FOTO: PATRICIA ARAUJO (21/07/2008)