Professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos do Ceará (CEJA) se reuniram nesta quinta-feira (10), na sede do Sindicato APEOC, em Fortaleza. Na reunião, foi apresentado o documento oficial que trata das reivindicações e impressões dos docentes da modalidade. A assembleia foi coordenada pelo vice-presidente estadual do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro.

O registro anunciado é resultado do Encontro Estadual dos CEJAs, realizado na sede do Sindicato APEOC dos dias 8 e 9 de junho, onde foram discutidas e apresentadas propostas e políticas de valorização dos CEJAs, afim de garantir maior apoio institucional às unidades a aos profissionais. O encontro contou com a participação histórica de 30, dos 32 Centros do Estado.

Após o resultado do encontro, as propostas foram sistematizadas por uma comissão de professores. As sugestões foram colhidas em cada uma das 32 unidades de Educação de Jovens e Adultos do Ceará e contaram com a participação de professores, funcionários e estudantes. O documento será entregue ao secretário de Educação, Idilvan Alencar, durante uma reunião nesta sexta-feira (11), onde serão apresentadas as reivindicações dos profissionais da Educação.

Para Írio Coelho, professor do CEJA Governador Luís de Gonzaga da Fonseca Mota, em Iguatu, o encontro serviu para o compartilhamento dos pontos positivos e negativos de cada centro. “A partir dos problemas e das soluções apresentadas pelos professores, nós construímos esse documento. Esperamos agora que o secretário veja a realidade dos centros educacionais e acate as nossas reivindicações”, disse.

O documento é dividido em quatro aspectos fundamentais:

  • Comunicação e divulgação da atuação dos CEJAs no contexto da Rede Estadual de Ensino;
  • Dados/números/SIGE/Metas;
  • Propostas Pedagógicas;
  • Modelo de Funcionamento Individual de cada CEJA.

Durante a reunião, o grupo de professores foi cumprimentado pelos presidentes da APEOC e da CNTE, Anizio Melo e Heleno Araújo, respectivamente.

Heleno Araújo, presidente da CNTE, parabenizou os professores dos centros educacionais. “Sabemos a importância de oferecer uma Educação de qualidade para todas as idades. Estamos agora nadando contra a maré afim de garantir que todos tenham direito e acesso à Educação e melhoria de vida”, falou.

Novo Fundeb

O presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, falou da importância do Novo Fundeb para todas as categorias de Educação. “Queremos garantir valorização, melhores condições e maior qualidade de Educação para todos, e só conseguiremos com uma grande frente em defesa de um Fundeb revigorado”, afirmou. Uma audiência pública está marcada para o dia 21 de setembro, onde a proposta de um Novo Fundeb será divulgada.