O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Araújo, visitou na tarde desta quinta-feira (10) a sede do Sindicato APEOC, em Fortaleza. O dirigente foi recebido pela diretoria da entidade, representada pelo presidente estadual, Anizio Melo; o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; o secretário geral, Helano Maia; e a tesoureira, Penha Alencar.

As lideranças sindicais discutiram a conjuntura política do país e os desafios do movimento sindical na consolidação e resgate dos direitos dos profissionais em Educação, num cenário de golpes e retrocessos. Outro assunto abordado durante a visita foi o fortalecimento da luta nacional pela permanência e revitalização do Fundeb. Heleno foi convidado e já confirmou participação na Audiência Pública da Assembleia Legislativa, solicitada pelo Sindicato APEOC, que vai discutir um pacto nacional em defesa do Novo Fundeb. A reunião está marcada para o dia 21 de setembro.

 

Os dirigentes discutiram ainda a batalha jurídica e política em torno dos precatórios do Fundef nos municípios brasileiros. Com o apoio da CNTE e a experiência acumulada do Sindicato APEOC, a ideia é que a tese do repasse de 60% da verba para os professores se consolide nas ações pleiteadas pelas entidades sindicais do norte e nordeste do país.

Na passagem pelo Sindicato APEOC, Heleno Araújo cumprimentou um grupo de professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs), reunidos na entidade para discutir propostas e políticas e de valorização da Educação de Jovens e Adultos no Ceará, incluindo melhores condições de trabalho e maior divulgação dessa modalidade de ensino. O documento será entregue à Secretaria da Educação do Estado durante audiência com o secretário da pasta, Idilvan Alencar, nesta sexta-feira (11).

Fórum da Undime

Heleno Araújo também veio a Fortaleza para participar do 16° Fórum da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), no Centro de Eventos do Ceará. Ele participará de uma sala temática sobre os Desafios da Formação e Valorização Profissional.