A Comissão Municipal da APEOC em Chaval, reuniu-se, nesta sexta-feira (31), com a Prefeitura e o Conselho do FUNDEB, para tratar da possibilidade de rateio do FUNDEB 2021.

Presentes, a presidente da Comissão Municipal de Chaval, professora Mocinha, a tesoureira, professora Thaís Teles do Nascimento, o vice-regional, professor Antônio Francisco de Souza, o presidente do Conselho do FUNDEB, professor Geová Rodrigues da Costa, a vice, professora Maria Socorro Lira, demais integrantes do Conselho, além do secretário municipal de Educação, professor Maurício Melo Mendes.

Na ocasião, foram analisadas as contas do FUNDEB. O município tem sobra para o pagamento de abono dos(as) professores(as), porém, a gestão alega que o recurso será remanejado para o ano de 2022, o que é rebatido por nosso sindicato.

O nosso sindicato reafirma que o município não aplicou o mínimo estabelecido por lei, de 70% com folha de pagamento, e fizemos as seguintes cobranças:

• Cópia do documento da transferência da sobra dos recursos;

• Extratos de 2021 e as guias do INSS do ano corrente, que serão analisadas pelos técnicos do nosso sindicato; e

• Solicitamos o agendamento de uma reunião com secretário de Educação e o contador do Município, para tratar do rateio;

A APEOC ressalta que não abre mão dos recursos da Educação e valorização de seus profissionais, e continuaremos vigilantes e atentos!