Na tarde desta segunda-feira, dia 02 de outubro, o Sindicato APEOC sediou a reunião do Grupo de Trabalho (GT) para a Reformulação da Carreira do Magistério. Composto por professores efetivos e temporários que aspiram ingressar no próximo concurso, os membros do GT foram designados durante a última Assembleia Geral da categoria, realizada em 19 de setembro.

A reunião, liderada pelo presidente da APEOC Chorozinho, professor Eudes Anjos, e pelo diretor da APEOC e CNTE, professor Alessandro Carvalho, definiu os princípios que nortearão a reformulação da Carreira por parte do sindicato. Confira:

1. A estrutura de tabela vencimental deve ser única;
2. O Piso do Magistério deve ser o vencimento base da primeira
referência na Nova Carreira;
3. As referências posteriores da Nova Carreira deverão ser acrescidas de um percentual, com repercussão automática;
4. A reformulação da carreira deve ocorrer dentro da realidade financeira do município;
5. A Nova Carreira deve garantir a valorização de
acordo com a formação dos(as) professores(as)
(Evolução pela via acadêmica); e
6. Garantir a evolução por dedicação, tempo e
desempenho (Evolução pela via não-acadêmica)

Diante destas diretrizes, uma proposta de Tabela Vencimental foi elaborada e será encaminhada ao Governo Municipal nesta terça-feira, 03 de outubro, com intuito de nortear as negociações. O assunto voltará a ser pauta da próxima Assembleia Geral, onde aprofundaremos o debate com a categoria.

O GT conta com a participação ativa da Direção Municipal do Sindicato APEOC e dos professores Vanúbio Silva, Ana Flávia, Francisco Batista, Judite Holanda, Vera Lúcia, Marly Falcão e Vanessa Silva. Vale destacar que também estiveram presentes o vice-presidente da APEOC Chorozinho, professor Cleilson Coelho, e o dirigente Marcos Roberto.

Destaca-se o papel preponderante da APEOC na batalha por um Plano de Carreira mais equitativo e capaz de valorizar os professores em consonância com sua formação, dedicação, tempo de serviço e desempenho profissional.

Juntos somos mais fortes!