O Coletivo de Profissionais da Educação de Fortaleza, reunidos terça-feira (06/05), na sede do Sindicato APEOC, discutiu os principais problemas enfrentados, hoje, pela categoria em Fortaleza.
O coletivo é formado por professores de base da Rede Municipal de Fortaleza e por diretores do sindicato APEOC que são da rede municipal.
O coletivo pretende fortalecer e consolidar a atuação do Sindicato APEOC em Fortaleza e, para isso, o grupo sugeriu uma serie de ações como: Visita às escolas – para ouvir a categoria no seu local de trabalho; Realização de seminários e debates – sobre temas estratégicos, tais como Carreira Nacional, Financiamento da Educação (Royalties do petróleo no FUNDEB) e Valorização dos profissionais educadores.
O Professor Reginaldo Pinheiro, que dirigiu a reunião, lembrou que o Sindicato APEOC tem um grande número de filiados Rede Municipal de Fortaleza, e que, portanto, tem a obrigação e dever de ter uma atuação mais efetiva e permanente para defender e ampliar os direitos dos profissionais da educação de Fortaleza.
O coletivo propôs alguns pontos a serem incluídos na pauta que será apresentada, em Audiência, à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME-Fortaleza) marcada para o dia 09 de maio.
Os pontos sugeridos foram os seguintes:
1) Reajuste do Vale refeição;
2) Pagamento de anuênios atrasados;
3) Situação do processo de inclusão nas escolas;
4) Compensação(pecúnia) para quem ainda não tem 1/3 planejamento;
5) Fardamento não entregue;
6) Segurança nas escolas;
7) Tempo integral para alunos de 3 anos nas creches de Fortaleza;
8) Contratação de Professores para cobrir licenças;
9) Ampliação do direito de difícil acesso;
10) Faltas/Reposição, e aula(s) a recuperar;
O Coletivo de Profissionais da Educação de Fortaleza definiu que as próximas reuniões acontecerão sempre no primeiro sábado de cada mês, às 8h30, na sede do Sindicato APEOC.