Nesta sexta feira dia 3 de junho ocorreu reunião da Comissão Especial de readequação do Plano de Carreira e aplicação do Piso Nacional para os professores da rede estadual de ensino.

A Comissão estava completa com seus membros de forma paritária,os representantes do governo e do Sindicato APEOC estavam acompanhados por técnicos especialistas no tema.

O encontro teve início às 16h e durou até às 19h,no primeiro momento nossa entidade sindical cobrou maior amplitude de informações sobre recursos folha de pagamento,lotação e distribuição de professores no intuito de viabilizar estudos de nossa assesssoria técnica. Foi também solicitada a presença do Ministério Público na reunião com o Governador. O Sindicato APEOC reafirmou sua posição de priorizar e centralizar a negociação em torno da valorização da categoria pelo binômio PISO E CARREIRA.

No segundo momento foi apresentada e comentada a projeção financeira sobre as bases do PISO/MEC 1.187,00 na tabela atual com as reivindicações da categoria de manutenção,recuperação e ampliação de direitos,veja os números:

  • base folha de fevereiro investimento atual 69.887.389,59
  • base PISO R$ 1,187,00 investimento projeção R$ 142,770,034,32 significando um acréscimo de 104,29% na follha de pagamento
  • Cálculos feitos observando: regência de classe de 30% – Gratificação Prof Excep 30% – retorno do inecetivo profissional de 10% pleno,20%especialista e 30% mestrado e doutorado e VPNI
Ao final da reunião ficou acertada a busca de estabelecimento de calendário acordado de encaminhamentos sobre O Plano de Carreira e a aplicação do Piso.