O Sindicato APEOC participou nesta sexta-feira (15), de uma reunião virtual do Comitê coordenado pela secretária da Educação, Eliana Estrela, composto por representantes da SEDUC, Ministério Público, Defensoria Pública, Conselho Estadual de Educação, Sindicato APEOC, e demais representações para tratar da avaliação dos trabalhos neste momento de pandemia e o futuro retorno às aulas. Foram feitas avaliações e encaminhamentos sobre o ano letivo em tempos de pandemia.

O presidente Anizio Melo chamou atenção de todos para a importância de uma retorno responsável e comprometido com a saúde e segurança de professores, estudantes e funcionários da Educação. Ressaltou que a Educação deve ser um dos últimos setores ao retorno, pela sua complexidade. Anizio Melo reafirmou na reunião a necessidade de valorização dos profissionais da Educação, como também a sua colaboracao, tanto no período de pandemia, com as aulas suspensas, como também a sua importância no retorno às aulas.  Para ele, a valorização também passa pela efetivação do acordo salarial 2020, onde Anizio cobrou uma resposta ágil do governador.

A secretária da Educação agradeceu o apoio do Sindicato APEOC, afirmou que a reunião tem como objetivo apontar caminhos para um retorno seguro às aulas, de forma paulatina, dando, por exemplo, prioridade aos alunos do terceiro ano, já que o ENEM ainda não foi adiado e que deverá ser feito ainda em 2020. O transporte escolar também foi outro ponto ventilado.

O Governo do Ceará ainda não tem uma data de retorno das atividades. Participaram da reunião, pelo Sindicato APEOC, o vice-presidente, Reginaldo Pinheiro, o secretário-geral, Helano Maia, e o secretário de assuntos educacionais, Maurício Manoel.