Há aproximadamente 15 anos, o Sindicato APEOC iniciou sua organização sindical em Umirim. O contexto era de baixos salários, com o agravante de estarem atrasados.
Na ocasião, o Sindicato APEOC liderou o movimento com bloqueio de BR, ocupação da Prefeitura, em uma greve memorável.
A partir daquele momento, a história dos professores e servidores da educação de Umirim ganhou novo rumo.
Desde então a luta continuou a partir do diálogo e negociação com os gestores municipais.
A categoria contabiliza a implantação do 1/3 da jornada de trabalho, concurso público, ampliação de carga horária, plano de carreira, dentre outros avanços significativos.
Contudo, o que precisamos destacar é o Controle Social.
Historicamente, o CACS, Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB, do município de Umirim, além do controle social dos recursos, tem se constituído em espaço de debates sobre a melhor aplicação dos recursos.
Com esse objetivo, os conselheiros tem feito análise de folha de pagamento, elaboram sugestões para a melhor organização da rede escolar, analisam a quantidade de alunos por professor, avaliam reajuste salarial e dão encaminhamento a outros direitos dos professores e servidores a partir de reuniões realizadas pelo referido Conselho.
Na última sexta-feira, dia 20 de dezembro, o Conselho do FUNDEB de Umirim reuniu-se com os Diretores de Escolas e Pólos, a convite do Secretário Municipal de Educação, para analisar e discutir a lotação do ano de 2014, ocasião em que foi definido o número de alunos por professor à luz do que preceitua o artigo 25 da LDB, Lei 9394/96; e a convocação dos professores recentemente concursados.
Na reunião anterior, o Conselho e o Secretário Municipal da Educação de Umirim, analisaram detalhadamente a folha de pagamento, oportunidade em que os conselheiros teceram considerações para os devidos encaminhamentos pela Secretaria da Educação.
Dos recursos do FUNDEB, Umirim aplica, com o magistério, aproximadamente 70%; e não há registrro de atraso de salários no município.
Umirim serve de exemplo.
É inadmissível que, na maioria dos municípios, os Prefeitos apenas fiquem na ladainha dos baixos recursos, porém nada parecem fazer para melhor aplicá-los; ao contrário, constatamos o inchaço das folhas de pagamento muitas vezes motivado pelas pressões político-partidárias locais.
Os professores e servidores de Umirim, a partir da luta e organização coordenada pelo Sindicato APEOC, construíram uma nova história, um novo tempo: o que lhes garantem manter as conquistas, e continuar avançando!
Participaram da reunião: os conselheiros do FUNDEB, o Secretário Municipal de Educação (professor Paulo de Tarso), Diretores de Escolas, e os Dirigentes do Sindicato APEOC, Professores Reginaldo Pinheiro e Maria Dialêda.
Sindicato APEOC: Lutando pelos e com os educadores!