Nesta quinta-feira (3), o Conselho de Gestão do ISSEC reuniu-se presencialmente para discutir sobre o índice de reajuste anual da contribuição dos usuários e do aporte governamental e estabelecer as reservas técnicas de recursos do FASSEC.
Foi apresentado Estudo Atuarial, contendo informações de investimentos e números de atendimentos. Levando em consideração os números de 2018/2019, 40% dos usuários do Novo ISSEC são provenientes da Secretária da Educação, seguida pela Polícia Militar. A faixa etária acima de 59 anos é a que tem a maioria dos usuários, público geralmente negligenciado pelos grandes planos de saúde. Foram realizadas ainda projeções para os anos de 2020 e 2021.
Helano Maia, secretário-geral da APEOC e vice-presidente do CONGE/ISSEC, representante dos servidores, levantou a importância da convocação dos aprovados no Concurso da SEDUC/2018. O docente chamou atenção para a oxigenação no Novo ISSEC com a chamada de todos e todas.
Após apresentação dos dados econômicos e fiscais o professor Helano Maia defendeu que o reajuste das contribuições dos servidores e do aporte governamental fosse de 0% em 2020, considerando o cenário de não reajuste dos salários dos servidores estaduais e a capacidade de absorção do não reajuste neste momento pelo Issec. Todos os conselheiros presentes concordaram em não haver reajuste em 2020, sendo realizadas constantes avaliações do cenário fiscal do Issec em 2021.
A reunião também deliberou pela implantação de três reservas técnicas de recursos na perspectiva de favorecer maior equilíbrio fiscal e longevidade ao novo modelo de gestão do Issec.
Participaram da reunião, como representantes dos servidores, as conselheiras Jeruza Feitosa e Patrícia Gomes e o conselheiro Helano Maia. Como representantes do governo, Ronaldo Borges (SEPLAG), Olavo Peixoto (ISSEC), Marconi Lemos (CGE), João Francisco (SESA) e o assessor técnico Roberto Magno (SALUTIS).