As entidades que compõem a Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal reuniram-se na tarde de segunda-feira (24/08), na sede do Sindicato APEOC, para avaliar o Ato de Rua (realizado no dia 11 de agosto) e construir ações futuras da Frente.
As entidades, com base na análise da conjuntura atual, identificaram o imperialismo como inimigo comum; têm a clareza da necessidade de se ampliar o debate com a sociedade para que o tema Pré-Sal seja falado, discutido, debatido pela população; e mostrar os prejuízos que o Projeto de Lei 131, do senador José Serra (PSDB-SP), pode trazer à educação e ao país.
Realizar um Seminário Estadual de Formação, para nivelamento de informações e definição de estratégias, foi decisão da reunião da coordenação.
O seminário acontecerá dia 20 de setembro e, em seguida, a realização de seminários regionais, municipais e rodas de conversa, levando o debate às escolas, comunidades e grupos organizados.
“A criação da Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal é marco histórico, pois atua na raiz do problema e aponta saídas. A política organizativa de juntar os movimentos sociais, estudantil e sindical, com uma plataforma de defesa da democracia, soberania e do Pré-Sal, fortalece o campo progressista em nossa sociedade, em detrimento do fundamentalismo e fascismo. É ter a coragem de enfrentar mais uma crise no capitalismo, sem perder a ternura e principalmente a centralidade na defesa da democracia e dos avanços duramente conquistados, e agora ameaçados. Olhar as reivindicações específicas da categoria, sem perder o elo com as questões gerais da educação, do país e do mundo, é tarefa basilar. Defender o PRÉ-SAL é defender nossa nação!”. As palavras proferidas pelo presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, encontram ressonância e repercussão positiva em todos os meios.
Três comissões foram criadas na reunião: Comissão de Articulação Institucional, Comissão de Organização do Seminário e Comissão de Comunicação. O próximo encontro da Coordenação Geral acontece segunda-feira, dia 31 de agosto, às 17 horas, na sede do Sindicato APEOC.
Participaram da reunião: Sindicato APEOC, CNTE e CUT-CE; MOVA-SE, MAB e UJR/FENETE; Grêmio IFCE, KIZOMBA e CONSULTA POPULAR; UNE, UBESW e PARA TODOS; MLC/SINDIPETRO e MOTU.