Sexta-feira (15 de julho), convocados pelo Sindicato APEOC, professores da rede estadual de ensino realizaram Vigília e Mobilização no Palácio da Abolição, para cobrar urgentes reivindicações pautadas pelo Sindicato, como a readequação do Plano de Carreiras e Salários da categoria, em observância à lei do piso nacional do magistério.

No início da tarde, ocorreu Audiência do Sindicato APEOC com o Governo do Estado: Domingos Filho, vice-governador do Ceará (governador Cid Gomes chega do exterior neste sábado, 18h); Maurício Holanda, Secretário de Educação em exercício e Marta Emília, coordenadora de Recursos Humanos da SEDUC. O Sindicato APEOC, tendo à frente seu presidente, professor Anízio Melo, colocou a urgência no atendimento por parte do Governo, das reivindicações do magistério.

De acordo com o Anizio Melo, a expectativa é que o Ceará saia da lista dos piores salários do Brasil. “Achamos que o investimento em estrutura física tem de estar ao lado do investimento em pessoal, que ainda não está no mesmo nível”, afirmou. Para ele, o Governo tem condições de melhorar a situação dos professores, considerando a elevação crescente da Receita do Estado, como o próprio Governo vem anunciando.

“Estamos em estado de greve, dispostos ao processo de negociação. A regularidade (das aulas) do segundo semestre depende do governador”, afirma o presidente da entidade.

O vice-governador Domingos Filho disse aos sindicalistas que segunda-feira, dia 18, o Chefe do Executivo se reunirá com as secretarias da Fazenda, Planejamento e Educação, e marcará nova data de audiência na próxima semana com o Sindicato para apresentação, pelo governador Cid Gomes, da proposta do governo.

SINDICATO APEOC/CUT/CNTE