Todos os setores da educação básica, técnica, superior e pós-graduação públicas e particulares do País estarão mobilizados na preparação da Conferência Nacional de Educação (Conae).  O tema central será Construindo um Sistema Nacional Articulado de Educação: Plano Nacional de Educação, suas Diretrizes e Estratégias de Ação. A Conae, proposta pelo Ministério da Educação (MEC), acontece de 23 a 27 de abril de 2010, em Brasília.

Segundo o secretário executivo adjunto do MEC, Francisco das Chagas, serão investidos mais de R$ 15 milhões pelo governo federal nas etapas municipais.

Seis eixos temáticos já foram definidos para a Conferência Nacional de Educação: O papel do Estado na garantia do direito à Educação de qualidade: organização da Educação Nacional; qualidade da Educação, gestão democrática e avaliação; democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos trabalhadores em Educação; financiamento da educação e controle social; e justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.