Nesta quarta-feira (26), em Curitiba, o presidente Anizio Melo defendeu o financiamento permanente para Educação, no Conselho Nacional de Entidades da CNTE. Segundo o docente, a plataforma de luta da Educação deve colocar no centro das mobilizações a aprovação urgente do Novo FUNDEB, com unidade da categoria.

Anizio afirmou em sua fala que para virar o jogo é preciso ir para o ataque, colocar como pauta principal a luta por maior, melhor e perene financiamento da Educação, onde a subvinculação dos Precatórios do FUNDEF e a regulamentação da Lei dos Royalties do Pré-sal sejam garantidas para indenização e valorização dos Profissionais da Educação e para que possamos, através do Novo FUNDEB, continuar dentro da Constituição com as vinculações obrigatórias de recursos da União, Estados e Municípios com a educação, tendo o Novo FUNDEB mais recursos e consequentemente maior possibilidade de valorizar o Piso do Magistério, manter carreiras e perenizar o tempo de planejamento.

O Governo entreguista, ladrão de direitos, solapador da democracia, estuário do fascismo e dinamitador da soberania, quer aniquilar o Piso, carreiras, planejamento e a liberdade de cátedra, temos que ampliar nossa luta com estudantes, pais e a população em geral, tendo a Educação pública como ponto de unidade.

Ao disputar o financiamento público para a Educação Pública, com a garantia constitucional, estaremos enfrentando o real interesse do governo miliciano, privatista, imperialista, conservador e ultraneoliberal, que se propõe a destruir o estado democrático de direito.

Essa foi nossa fala hoje para o conjunto de dirigentes sindicais da educação no Brasil. Venceremos!