A confirmação da terceira morte causada pela Influenza A, conhecida como gripe suína, no Ceará, coloca em alerta vermelha as autoridades de saúde do Estado. Entre as medidas urgentes, a Secretaria da Educação do Estado encaminha a todas as escolas públicas e privadas, orientações sobre os cuidados que as instituições de ensino devem tomar na proteção de seus alunos, professores e funcionários.

A preocupação se deve ao fato de o ano letivo nas escolas particulares começarem na próxima semana, dia 25. Além das escolas, as creches e universidades deverão iniciar ações de prevenção contra a doença.

De acordo com o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado, Manoel Fonseca, está entre as recomendações para as escolas, a de que o aluno gripado deve ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o início dos sintomas.

Também deve aumentar a ingestão de líquidos, procurar assistência médica e não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico.

Outra indicação importante é com relação a hora do recreio. Os alunos devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como copos, pratos, talheres, canudos, toalhas. As crianças e adolescentes também são alertados para utilizarem o álcool gel.

Está previsto, também, a divulgação de nota técnica especialmente voltada para as gestantes. No início do semestre do ano passado, a Secretaria já havia divulgado notas técnicas direcionados para os dois grupos.