Foi realizado na terça-feira (14/04), a Conferência para a Elaboração do Plano Municipal de Educação de Paraipaba (2015-2024).
O evento ocorreu durante todo o dia, reunindo diversos segmentos educacionais e autoridades do município, tendo como tema: “A Educação que queremos nos próximos dez anos”.
As discussões tiveram como documento-base o Plano Nacional de Educação (PNE).
O Sindicato APEOC participou da Conferência por intermédio do prof. Rigoberto Pereira, representante de nossa instituição sindical naquele município.
Na ocasião, Prof. Rigoberto fez um breve relato sobre a atual conjuntura econômica e política do nosso país tendo como foco a criminalização da Petrobras por parte da elite conservadora do Congresso Nacional e da mídia golpista, que objetivam o desgaste da nossa estatal, a fim de privatizá-la, bem como mudar o atual regime de Partilha para o de Concessão, entregando, assim, nosso patrimônio ao capital financeiro e ao mercado internacional.
O prof. Rigoberto enfatizou a necessidade de apoiar a luta do Sindicato APEOC, no que se refere à valorização da carreira dos profissionais da educação, através da Nacionalização da Carreira Docente.
Assim, foram apresentadas, discutidas, e aprovadas, nos Grupos Temáticos, as propostas do Sindicato APEOC, que deverão ser incluídas no Plano Municipal de Educação de Paraipaba
Dentre as propostas aprovadas, citamos a Criação de uma Lei Municipal que deverá regulamentar a destinação dos recursos oriundos dos royalties do pré-sal (lei 12.858/14) revitalizando, com isto, os recursos do FUNDEB para a valorização salarial dos professores, e a Nacionalização da Carreira com o objetivo de dignificar o trabalho dos profissionais da educação e promover a qualidade do ensino público básico em nosso país.