A Direção Executiva ampliada do Sindicato APEOC reuniu-se nesta segunda-feira (26) para tratar de campanha salarial 2018/2019 e conjuntura política. O presidente da entidade, o professor Anizio Melo, iniciou os trabalhos falando sobre campanha salarial. Ficou decidido que uma Assembleia Geral Ordinária será convocada, sendo realizada em 36 cidades, incluindo a capital, entre os dias 4 e 20 de dezembro.

Foi discutida entre os presentes a pauta de lutas 2019, dividida em 3 eixos principais:

  1. Remuneração e carreira;
  2. Valorização dos profissionais da Educação; e
  3. Financiamento para valorização dos profissionais da Educação.

Anizio Melo destacou ainda a importância do debate sobre o financiamento da Educação, o Novo FUNDEB, a regulamentação da Lei dos Royalties do Pré-sal para a Educação e a luta pelos Precatórios do FUNDEF da rede estadual e redes municipais. O presidente do Sindicato APEOC explicou como foi a última viagem à Brasília para acompanhar o processo que tramita no STF sobre os recursos do antigo FUNDEF e falou sobre a audiência com o presidente do Supremo, o Ministro Dias Toffoli, marcada para a próxima quinta-feira (29).

“Teremos a grande oportunidade de mostrar o lado dos profissionais da Educação neste processo do Governo do Ceará contra a União. Essa será a chance de apresentar nossas demandas e afirmar que o dinheiro do Precatório do FUNDEF é da Educação e deve ser utilizado para a valorização dos professores e seus profissionais” afirmou Anizio Melo.