O Sindicato APEOC é protagonista na luta pelos Precatórios do FUNDEF, pelos recursos do Royalties do Pré-Sal para a Educação e o Novo FUNDEB. Prova disso, é a participação da entidade em debates sobre o Financiamento da Educação em todo o país. Em Alagoas, na última sexta-feira (20), uma Audiência Pública realizada no Sindicato dos Professores de Penedo debateu os recursos para a Educação. O evento foi uma iniciativa do deputado federal pelo PSB alagoano, João Henrique Caldas (JHC). Ele é coordenador da Comissão Externa de Fiscalização da Aplicação dos Precatórios do FUNDEF na Câmara dos Deputados. Como um dos palestrantes, o professor Anizio Melo, presidente licenciado do Sindicato APEOC.

Anizio Melo ressaltou a urgência em unificar, qualificar e ampliar as bandeiras e agenda de luta pelo financiamento da Educação Pública no Brasil. O educador falou ainda sobre a experiência exitosa do Sindicato APEOC quanto as propostas, ações políticas e jurídicas, além das conquistas relacionadas ao financiamento da Educação e a valorização dos profissionais da área.

Para o anfitrião, o deputado Federal JHC, a luta no Congresso Nacional deve ser a fiscalização e a boa aplicação dos  recursos do Precatório do FUNDEF. O parlamentar tem sido um grande defensor do que prega a lei, de 100% dos precatórios para a Educação, sendo 60% para o Magistério e 40% para a manutenção das escolas e pagamento de funcionários da Educação.

Sindicato APEOC, protagonista na luta pelo financiamento da Educação Pública.