Sindicatos, movimentos sociais, professores e estudantes participaram na tarde desta segunda (18) da Plenária Popular em Defesa do Pré-Sal pela Educação Pública, realizada no auditório do Sindicato APEOC. Foi a primeira reunião do ano da Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal, que reúne 32 entidades com ação no Ceará e em todo o país, como a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE).

Durante o encontro, as lideranças ressaltaram a importância da luta em defesa

da aplicação de 75% dos royalties do petróleo, extraído na camada do pré-sal, na Educação Pública. Destacaram ainda o protagonismo do Ceará nessa campanha que integra a ação de diversos movimentos sociais e entidades sindicais na “briga” por esse recurso novo para o financiamento da Educação.

frente ampla-180120162p

Para o presidente do Sindicato APEOC, o debate sobre a defesa do pré-sal é muito mais amplo do que as questões das categorias. Segundo ele, o assunto não pode se resumir à disputa sindical ou eleitoral. Outros participantes apontaram que definir uma regra de investimento dessa fonte energética é propor um novo modelo de desenvolvimento social para o país, canalizando as riquezas do Brasil em benefício dos próprios brasileiros, principalmente os mais pobres.

Foram sugeridas ações mais intensivas nas escolas, para mobilizar professores, funcionários e estudantes em torno dessa pauta. Assim como, realizar ciclos formativos para os próprios movimentos sociais, com ênfase na interiorização das ações, seja no Ceará quanto no resto do país.

Encaminhamentos

A coordenação da Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal também vai propor a inserção da luta desse coletivo como pauta prioritária da Frente Brasil Popular.

Os membros da coordenação vão se reunir no próximo dia 25 de janeiro, às 14h, no Sindicato APEOC, para definir um calendário de atividades para o ano de 2016.