A Frente Ampla em Defesa do Pré-Sal promoveu uma reunião na tarde desta segunda-feira (29) com representantes de várias entidades apoiadoras, entre elas o Sindicato APEOC, Movimento dos Atingidos por Barragens, União Juventude Rebelião, União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza, Associação Cearenses dos e das Estudantes Secundaristas, Coletivo Kizomba, Marcha Mundial das Mulheres, União da Juventude Socialista, União Nacional dos Estudantes, Movimento dos Trabalhadores Urbanos do Ceará, o vereador de Fortaleza, Jovanil Oliveira, e um representante do mandato do deputado federal Chico Lopes.
O objetivo do encontro foi discutir os últimos episódios da luta em defesa do Pré-Sal e o investimento dos recursos oriundos da exploração desse patrimônio na Educação Pública. Os presentes rechaçaram a tentativa de golpe contra a Petrobrás e o Pré-Sal com a aprovação do projeto de lei que põe fim ao regime de partilha no Senado Federal.
O presidente do Sindicato APEOC, Anízio Melo, alertou os movimentos sociais e os sindicatos representados no encontro para a necessidade de uma reação urgente da sociedade. “Precisamos levar esse debate a todos os lugares e reafirmar nosso compromisso em defesa do pré-sal e da Educação Pública”.
O grupo reafirmou o interesse em participar das mobilizações em torno do tema durante a Greve Nacional dos Professores, marcada para os dias 15, 16 e 17 de março, coordenada em nível local pelo Sindicato APEOC e, em nível nacional, pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Educação (CNTE). Os movimentos organizados por meio da Frente Ampla vão reforçar a mobilização nas escolas durante o período.
Ficou acertada uma nova reunião da Frente Ampla na próxima segunda-feira (07), às 17h, na sede da CUT, em Fortaleza.