Frente Norte/Nordeste no Maranhão

Representantes sindicais da Educação estiveram reunidos em São Luis, no Maranhão, nesta quinta-feira (13), com o objetivo de criar uma articulação permanente entre as entidades, para garantir maior poder organizativo, mobilizador, jurídico e político, tendo em vista o cenário de desmonte e retirada de direitos no Serviço Público.

O encontro faz parte de um ciclo de plenárias, reuniões e ações de sindicatos filiados à CNTE, no Norte e Nordeste, tendo como eixo o Financiamento da Educação, com o foco na luta pelos Precatórios do FUNDEF, os Royalties para a Educação e o Novo FUNDEB. Os temas apontaram para a necessidade de unidade de ação e organização nas duas regiões.

Antes do encontro de São Luis, a construção da Frente passou por Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Maceió e Lauro de Freitas. As entidades sindicais já realizaram audiências públicas, reuniões e visitas ao TCU, Congresso Nacional e STF, com o objetivo de fortalecer os laços entre as entidades.

O lançamento da Frente Norte/Nordeste é um marco histórico e inovador no sindicalismo, com a perspectiva de empoderar as duas regiões no cenário nacional e consequentemente fortalecer a CNTE e a luta pela Educação Pública.
Em São Luís, foi ressaltada a imperiosa tarefa de articular todo Norte e Nordeste dentro de uma agenda de mobilização, ações jurídicas, material informativo, redes sociais e comunicação unificada.

Diante da questão do financiamento, foi reafirmada a centralidade do eixo de luta, apontando a linha de ofensiva em defesa dos recursos dos Precatórios do FUNDEF, Royalties do Petróleo e Gás para a Educação e o Novo FUNDEB. Nenhum passo atrás, quanto ao Passado, Presente ou Futuro.

Fizeram parte do encontro no Maranhão, parlamentares, centrais sindicais, sindicatos estaduais e municipais e gestores. Um marco ousado, histórico e de vanguarda. A Frente Norte/Nordeste pela Educação é referenciada na história de luta das duas regiões, através de figuras como Dom Zumbi, Conselheiro, Maria Bonita e Chico Mendes.

A Frente já nasce forte, corajosa, qualificada e legitimada, pronta para seguir na luta pela democracia, soberania, defesa dos direitos, proteção das riquezas e trincheira maior da Educação Pública, com qualidade e dignidade.