2309cd0510.gabarito“Nem ia ter vaga, mas o sindicato (Apeoc) chiou. Há um descaso com essa disciplina. Tem muito pouca vaga”.

O gabarito preliminar do concurso para professores estaduais será divulgado amanhã, às 19 horas, na Internet. As provas objetivas, primeira fase do certame, foram aplicadas na manhã de ontem em Fortaleza e em outros 20 municípios. São 37.271 inscritos que concorrem a 3 mil vagas distribuídas em 14 disciplinas do ensino médio.

O resultado desta primeira fase deve sair no dia 22 de outubro, informa a coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Marta Emília Silva Vieira. Outras duas fases acontecem até fevereiro de 2014, quando o concurso será homologado e os aprovados serão convocados. Ela diz que os candidatos poderão escolher, a partir da classificação, para qual município irão conforme a necessidade da rede.

As três mil vagas suprirão a carência definitiva que a secretaria tem, segundo levantamento feito em outubro do ano passado. “A gente vai colocar um professor licenciado, com nível superior, habilitado na disciplina, e isso traz melhoria pra sala de aula no processo de ensino aprendizagem”, acredita Marta Emília.

Demandam mais professores na rede estadual do Ceará as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática – para as quais são ofertadas mais vagas: 1.028 e 899, respectivamente. Por isso, o estudante de Ciências Sociais João Paulo Nascimento, 23, classifica como “descaso do Governo” a quantidade de vagas abertas para professores de outras áreas.

Ele pleiteia ser professor de Sociologia. “Nem ia ter vaga, mas o sindicato (Apeoc) chiou. Há um descaso com essa disciplina. Tem muito pouca vaga”. São 15 vagas para a área em aberto – uma para pessoa com deficiência. “O Estado não vê a carência que existe em outras áreas, só em Língua Portuguesa e Matemática”, define a produtora cultural e pós-graduada em Sociologia Jéssica Araújo, 27.

Serviço

O gabarito poderá ser conferido amanhã às 19 horas no link:

www.cespe.unb.br/concursos/seduc_ce_13/

(Jornal O Povo, 23/09/2013)

Mariana Lazari marianalazari@opovo.com.br

O Sindicato APEOC, que neste ano de 2013 realizou vários cursos preparatórios ao concurso de professor do Estado, também estará divulgando nesta terça-feira (dia 23/09) o gabarito da primeira etapa do referido concurso realizado ontem, domingo (dia 22/09).