DSC 0767.governador.piso.site

Na manhã de sexta-feira, 10 de julho, o governador Camilo Santana sancionou lei que garantiu o aumento do piso nacional dos profissionais do magistério retroativo a janeiro* e repercutindo na carreira para todos (efetivos, temporários, aposentados e pensionistas). A nova lei entra em vigor a partir de hoje.

2015.07.10.DSC 0724.300xPara o presidente do Sindicato APEOC, professor Anízio Melo, esta conquista fecha um ciclo de lutas e reivindicações iniciado em 2011, no qual garantimos: Concurso público – com 3 mil vagas iniciais e, hoje, com mais de 4 mil convocados, além da prorrogação do concurso por mais um ano; Auxílio-alimentação para professores temporários; Ampliação definitiva e publicação das mesmas; e ganhos remuneratórios que variam de 65,9% a 95,7 no período 2011 a janeiro de 2015.

2015.07.10.governador.piso

Anízio Melo cobrou – das autoridades presentes – maior empenho na luta para garantir mais recursos para a Educação e advertiu os presentes do risco que o PL 131, do Senador José Serra (PSDB-SP), traz para o Brasil e, em especial, para a Educação Pública – que poderá perder mais de 112 bilhões nos próximos dez anos.

“Lutar em defesa do Pré-sal e da Petrobras é tarefa de todos, por isso propomos uma Frente Ampla para garantir o regime de partilha e rechaçar o projeto entreguista do PSDB”, disse Anízio Melo, Presidente do Sindicato APEOC.

 

215.07.10.DSC 0743.300xO governador Camilo Santana lembrou que os profissionais da educação do Ceará obtiveram ganhos significativos em um ambiente nacional de dificuldades econômicas e de arrocho fiscal.

Camilo também disse que já está na luta, e na articulação política, para cassar a liminar no STF que retém os royalties anteriores a 2012, e que deve garantir quase 300 milhões de reais a mais só para o estado do Ceará; dinheiro esse que pode garantir mais recursos para a Educação e a Saúde do nosso estado.

*Nota: Os valores retroativos a janeiro, fevereiro, março, abril, maio e junho serão discutidos em agosto.