Nesta terça-feira, em Grande Assembléia Geral realizada no Ginásio Aécio de Borba, os professores – convocados pelo Sindicato APEOC e entidades cutistas – decidiram manter a paralisação iniciada dia 27 último, e esperam reabrir diálogo com o governador Cid Gomes (PSB). O ato contou com a presença de mais de dois mil professores da capital e interior.

A categoria tentou audiência com o governador, mas foi informada de que ele passa todo este dia de terça-feira em Recife, onde se engaja à reunião do Fórum dos Governadores dos Estados Nordestinos, que recebe o presidente Lula.

Os professores lutam para que o governador recue no questionamento que, ao lado de mais outros quatro governadores faz junto ao STF no que diz respeito ao piso nacional, que é de R$ 950,00, estipulado em projeto federal. O professor Reginaldo Pinheiro, diretor do Sindicato APEOC, declarou à imprensa que se não houver acordo com o governo, a categoria poderá radicalizar e não iniciar o ano letivo de 2009. Acrescentou o professor Reginaldo que a mensagem do executivo estadual, aprovada semana passada sob protestos da categoria nas galerias e corredores da Assembléia Legislativa, fere o que diz a Lei Federal que estabelece o piso nacional para o magistério, e fere o Plano de Cargos e Carreiras do magistério, por não indicar que o piso será fixado a partir do vencimento-base.

Além da implantação já do Piso Salarial Nacional dos Professores, o Sindicato APEOC cobra também do governo do Ceará: Progressão Horizontal para 100% da categoria; pagamento do ADICIONAL DE 1/3 sobre os 45 dias de férias, e não somente sobre os 30 que é pago atualmente; Plano de Carreira para o Professor e Servidor; regularização do pagamento dos temporários; não intervenção nas escolas; qualidade na alimentação escolar; quadras de esportes; mais verbas para educação; laboratórios (Informática, Química e Física); qualidade no ISSEC; entre outros pontos de nossa pauta de reivindicações.


CALENDÁRIO DE MOBILIZAÇÃO E DE PARALISAÇÃO

  • Reunião dos representantes do Sindicato APEOC e entidades na sede da CUT, nesta Terça-Feira às 17 horas;
    Visita diária às escolas em defesa das justas reivindicações da categoria;
  • Grande Ato Público dos Professores, nesta Quinta-feira (04/12), às 16 horas, na Praça do Ferreira;
  • Assembléia Geral da Categoria na Sexta-Feira (05/12), às 09 horas, no Ginásio Aécio de Borba.

SEM O PISO, EU NÃO PISO NA ESCOLA!

O PISO É LEI, TEM QUE CUMPRIR!