Diretores do Sindicato – APEOC participaram, na última segunda-feira, dia 9, de audiência com o governador Cid Gomes, no Palácio da Abolição. Na audiência foram discutidas as promessas feitas pelo governador durante a campanha eleitoral de 2010.

Os sindicalistas comemoram avanços sobre: efetivação do pagamento da progressão horizontal 2009 e 2010; reajuste diferenciado retroativo; nivelamento salarial entre professores temporários e efetivos; e fornecimento de computadores para os profissionais da educação.

Sobre piso salarial dos professores foi acordado que a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) quanto a Apeoc realizaram simulações financeiras de como pode ser feita a modificação no salário. No dia 30 de maio essas simulações deverão ser apresentadas ao governo.

De acordo com o vice-presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro, o pagamento da progressão horizontal 2009 e 2010 será em até cinco parcelas, entre os meses de julho e novembro, também junto com o retroativo de setembro de dois anos atrás.

Em relação à progressão horizontal de 2009, irão receber pagamento 3.197 professores, em valor correspondente a 5 % do vencimento básico. Através da Progressão, 2.843 mestres serão beneficiados. No total, receberão esse benefício, 6.045 professores.

Segundo Anízio Melo, serão distribuídos 20 mil computadores para os professores do Estado. Inicialmente serão distribuídos cinco mil para os mestres efetivos com menor salário. Após os efetivos receberem seus notebooks será a vez dos temporários e depois os aposentados. O governo do Estado vai pagar metade do valor dos computadores e para a outra metade será feito convênio com a Caixa Econômica Federal.

O deputado Antônio Carlos, líder do governo, disse que o governador havia determinado que todos os pedidos dos professores fossem prontamente atendidos. “O governo vai cumprir todos os acordos que foram feitos com a Apeoc”, garantiu o líder do governo na Assembleia, deputado Antônio Carlos.