O número de estrangeiros que viviam em situação irregular e receberam anistia concedida pelo governo brasileiro em 2009 bateu recorde. Foram pelo menos 41.816 estrangeiros que participaram do cadastramento oferecido pelo governo e receberam o visto provisório de dois anos para residência no país.

O total de benefícios pode ser ainda maior porque no dia 30 de dezembro –prazo limite para regularização– a procura foi superior a esperada e os dados ainda estão sendo consolidados pelo Ministério da Justiça.

A expectativa é que a anistia tenha atingido no ano passado até 43.000 estrangeiros. Segundo o ministro interino da Justiça, Luiz Paulo Barreto, índices de anistiados semelhantes só foram alcançados em 1988 e 1998, sendo 38.000 mil e 39.500, respectivamente. O aumento na procura para regularizar a situação é atribuída pelo governo a Lei de Anistia Migratória.

Em julho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou lei que determina a regularização dos estrangeiros que ingressaram no Brasil até o dia 1º de fevereiro deste ano –mesmo que de forma irregular.