Presidente do Sindicato, Anízio Melo, e o líder do Governo na AL, Antônio Carlos, conversam após a reunião Foto: Walessa SantiagoSerão distribuídos 20 mil computadores para os professores do Estado. Inicialmente serão cinco mil

Integrantes do Sindicato dos Professores do Estado do Ceará (Apeoc) participaram, ontem, de uma audiência com o governador Cid Gomes e com líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Antônio Carlos (PT), no Palácio da Abolição. Na audiência, foram discutidas as promessas feitas pelo governador no ano passado. Em relação à implementação do piso salarial, a negociação continuará no dia 6 de junho.

Os sindicalistas comemoraram avanços na questão sobre efetivação do pagamento da Progressão Horizontal 2009 e 2010, reajuste diferenciado retroativo, nivelamento salarial entre professores temporários e efetivos e o fornecimento de computadores para os profissionais da educação.

Para que as conversas sobre o piso salarial dos professores sejam rápidas e eficientes foi feito um acordo para que tanto a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) quanto a Apeoc realizem simulações financeiras de como pode ser feita a modificação no salário. No dia 30 de maio essas simulações deverão ser apresentadas ao governo.

“No dia 6 de junho todos iremos nos reunir para chegar a um consenso. A negociação foi importante, superamos as pendências, agora ficamos na expectativa para andar ainda mais em busca de nossos objetivos”, afirmou o presidente da Apeoc, Anízio Melo.

De acordo com o vice-presidente da Apeoc, Reginaldo Pinheiro, o pagamento da Progressão Horizontal 2009 e 2010 será feito em até cinco parcelas, entre os meses de junho e novembro, também junto com o retroativo de setembro de dois anos atrás.

Em relação a Progressão Horizontal de 2009 3.197 professores irão receber o pagamento, que será correspondente a 5 % sobre o vencimento básico. Com isso o Estado ira desembolsar R$ 5,12 milhões.

Através da Progressão, 2.843 mestres serão beneficiados. Com um gasto total de R$ 5,726 milhões. No total receberão o beneficio do Governo do Estado 6.045 professores.

Segundo Anízio Melo, serão distribuídos 20 mil computadores para os professores do Estado. Inicialmente serão distribuídos cinco mil para os mestres efetivos com menor salário. Após os efetivos receberem seus notebooks será a vez dos temporários e depois os aposentados.

O deputado Antônio Carlos comentou que o governador Cid Gomes indicou que a cotação, dos computadores, deverá ser feita entre três empresas cearenses que montam esse tipo de aparelho. “O Governo do Estado vai pagar uma metade desses computadores e para a compra da outra será feito um convênio com a Caixa Econômica Federal”, garantiu.

O deputado acrescentou que foi um pedido do governador que todos os pedidos dos professores fossem prontamente atendidos. “O governo vai cumprir todos os acordos que foram feitos com a Apeoc”.

(Fonte: Jornal Diário do Nordeste 10/05/2011)