O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), e em parceria com a Universidade Federal do Ceará, lançou, na manhã desta segunda-feira (22), o edital para uma turma exclusiva do curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática para professores da rede estadual. O processo de seleção ofertará 30 vagas. As inscrições seguem até o dia 17 de junho. Acesse o edital AQUI e o aditivo do edital AQUI.

O Mestrado terá duração de dois anos, de agosto de 2017 a agosto de 2019. As aulas serão realizadas, semanalmente, às sextas-feiras (no horário de 18h às 22h) e aos sábados (de 8h às 17h), no Campus do Pici – UFC, Fortaleza. O período letivo começa no dia 16 de agosto.

O processo seletivo é composto de três etapas de caráter eliminatório e classificatório, contendo prova escrita de avaliação do conhecimento, pré-projeto e análise do Curriculum Lattes. Poderão inscrever-se os portadores de diploma de Bacharelado ou Licenciatura em Matemática, Física, Química e Biologia. O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no caminho: http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu) e imprimir o comprovante de inscrição gerado pelo sistema. O resultado do processo seletivo será divulgado no dia 29 de julho.

A oferta de programas de pós-graduação exclusivos para docentes da rede pública é mais uma conquista do Sindicato APEOC, que vem lutando por novas oportunidades de qualificação dos profissionais da Educação.
A nova portaria de afastamento para estudos é resultado dessa luta da entidade. A portaria possibilita o afastamento parcial para mestrado profissional e não impõe áreas específicas para o mesmo; acaba com a restrição de afastamento somente para cursos com nota na CAPES igual ou superior a 3; retorno para a escola de origem após a conclusão do curso; a possibilidade de aceitação de cursos de mestrado profissional nas áreas de gestão, ensino e avaliação.

Com mais qualificação, os profissionais do Magistério podem avançar na Nova Carreira é acumular ganhos expressivos.