Setembro-06-iguladade-mulherSITE

Igualdade se faz com respeito às diferenças e com oportunidades de acesso.

Mesmo sem muita repercussão nos livros de história, o papel da mulher na construção da sociedade brasileira foi fundamental e sua participação na vida política do país é tão antiga quanto a chegada dos portugueses e tão atual e visível por termos como Presidente da República uma mulher no poder!

Nos últimos 150 anos, o movimento feminista tem sido responsável por diversas conquistas na vida das mulheres. Esta história de lutas, que transformou muitas em mártires de seu próprio ideal, levou a humanidade a iniciar o novo milênio com a constatação de que a mulher buscou e vem conquistando seu lugar. Mais que isso, tem assegurado seu direito à cidadania, legitimando seu papel enquanto agente transformador.

As mulheres representam a maioria da população brasileira e, ainda hoje, vivem em situação particular de opressão de sexo, de cidadania, de segunda categoria. Uma parcela enorme ainda é vítima do preconceito e da violência. Mulheres de áreas rurais e as mulheres negras são os grupos que enfrentam as maiores dificuldades.

A  mulher deste milênio reforça a luta pela igualdade na vida, pelo direito ao trabalho em condições de igualdade com o homem, pelo reconhecimento da maternidade como função social, pelo combate eficaz à mortalidade materna, pelo fim da violência contra as mulheres e por mais respeito social.

A mulher deve estar consciente da necessidade da mobilização e da organização para esta luta, conhecendo muito bem qual sua condição na sociedade atual.
Como se vê, as lutas ainda são muitas para um novo cenário de papéis e relações sociais. Porem, estamos juntos nesta luta!

Secretaria de Mulheres do Sindicato APEOC/CE


Homenagem da Secretaria de Mulheres do Sindicato APEOC às mulheres brasileiras e de todas as nações em alusão ao dia 6 de setembro – Dia Internacional de Ação pela Igualdade da Mulher.