ceja.300xSerá realizada nesta terça-feira (29) uma Plenária com os professores dos Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJAs) para socializar e discutir os resultados dos Grupos de Trabalho criados para debater o processo de lotação nas unidades e a política de Educação de Jovens e Adultos no Ceará. O encontro será no CEJA Paulo Freire, Rua Olavo Bilac, 1300 – São Gerardo, Fortaleza, a partir das 17h. Todos os profissionais dos CEJAs estão convidados.

Negociação com a SEDUC

Na última quarta-feira (23), os representantes dos CEJAs, acompanhados da diretoria do Sindicato APEOC, se reuniram com o secretário da Educação, Maurício Holanda, e equipe, além de diretores, para negociar vários pontos da pauta de reivindicação da categoria.

Além do vice-presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, e do secretário geral, Helano Maia, o encontrou reuniu os professores dos CEJAs Lucineide Moreira, Alles Lopes, Valdecir Abreu e Ana Paula Gondim. Os diretores foram representados por Cristiano de Oliveira e Gildemário Lima. Pela Seduc, estavam presentes o secretário Maurício Holanda, a coordenadora de Gestão de Pessoas, Giovanna França, e o técnico da COGEP, Magno Mota, além das técnicas da CODEA, Antônia Alves e Liliana Castor.

Veja os encaminhamentos:

Férias – Respeito ao escalonamento de férias nos CEJAs a partir do período aquisitivo em razão dos dispositivos legais vigentes. Extraordinariamente, este ano serão considerados os casos que estiverem fora do período aquisitivo; para isso haverá a solicitação para que os diretores enviem escala de férias dos professores.

Reposição de aulas – Partindo do princípio da isonomia, será aplicada a mesma forma de reposição de aulas adotada em toda a Rede Estadual de Ensino, com fundamento no artigo art. 35 do Estatuto do Magistério.

Jornada de Trabalho – Após intenso debate, sustentando nossa argumentação no princípio da isonomia, na LDB, nos pareceres e demais dispositivos legais, ficou estabelecido que a hora aula de regência e de planejamento será de 50 minutos, respeitando o máximo de 5 horas em cada turno, garantindo a ininterruptibilidade, permanecendo o intervalo de 1 hora para a carga horária de complementação na interação com o aluno ou no planejamento.

Durante o encontro, também ficou definida a retomada das atividades dos dois Grupos de Trabalho, um que trata da avaliação do processo de lotação nos CEJAs e outro que discute a política de EJA no Ceará.