O Sindicato APEOC convoca todos os estudantes do terceiro ano do Ensino Médio e os professores, mesmo em greve, a se engajarem num grande mutirão para garantir as inscrições dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2016, que terminam nesta sexta-feira (20).
O compromisso foi aprovado na Assembleia dos professores realizada nesta quarta (18), que deliberou a continuidade da greve dos servidores da Educação. Para o presidente do Sindicato APEOC, Anizio Melo, é crucial que os estudantes aptos a participarem do ENEM garantam a inscrição no exame. “Precisamos valorizar e incentivar o ingresso dos estudantes das escolas públicas nas instituições públicas de ensino superior. Universidade Pública para estudantes das Escolas Públicas”, reforçou.
Isenção da Taxa de Inscrição
Os alunos que concluírem o ensino médio em escola pública em 2016 ou estiverem matriculados em escola pública não precisarão pagar a taxa de inscrição. Já os que não forem concluintes, mas comprovarem situação de carência, também terão direito ao benefício.
Provas
As provas serão realizadas nos dias 5 e 6 de novembro, com abertura dos portões às 12h (horário de Brasília) e fechamento às 13h.
De acordo com o Ministério da Educação, 3.105 estudantes de escolas públicas cearenses foram aprovados para instituições públicas de ensino superior por meio do ENEM em 2014. Os números relativos ao ENEM de 2015 ainda não foram divulgados pelo MEC.
*Com informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP)