reuniao sefor apeoc 26032013 2.pNa terça (26/03/2013), o Presidente, Prof. Anízio Melo; o Vice-Presidente, Prof. Reginaldo Pinheiro, e o Secretário Jurídico do Sindicato APEOC, Prof. Sérgio Bezerra, estiveram reunidos com os Coordenadores Ernita, Célio e Geovana, da SEFOR, para tratar de situações referentes aos trabalhadores em educação sob jurisdição da SEFOR:

Carência de Funcionários nas Escolas, Concurso, e Salário

Por orientação do Departamento de Funcionários de Escolas do Sindicato APEOC, DEFE-APEOC, nossos diretores sindicais reivindicaram levantamento das carências de funcionários das escolas estaduais. Também foram apresentadas: a necessidade de realização de concurso e de melhorias salariais.

Lotação de Professores em Disciplina(s) fora de sua Habilitação

A SEFOR comunicou que as lotações feitas fora das disciplinas, quando realizadas, são feitas, em regra, dentro da área e tem por objetivo tentar lotar o professor em uma única escola. O Sindicato APEOC solicitou mais clareza quanto à opcionalidade para o professor.

Lotação em uma única escola

A orientação é concentrar o máximo de aulas em uma única escola e, se possível, próximo da residência do educador/educadora. A SEFOR tem, na medida do possível, atendido os professores.

Turno Noturno: Queda nas Matrículas, e Audiência (19/04) para debater ‘Currículo e Organização do Ensino Médio’

Levantamento preliminar aponta um esvaziamento acelerado de matrículas no turno noturno da rede estadual. Diante desta constatação, foi discutida a realização de debate amplo. O Sindicato APEOC reforçou a importância da audiência pública que será realizada no dia 19 de abril na Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE) sobre Currículo e Organização do Ensino Médio.

“Sistema de Gerenciamento Escolar”, SIGE

A comissão sindical relatou inúmeras reclamações sobre o acesso ao SIGE. Os representantes da SEFOR se comprometeram a verificar a situação.

Tablets: Professores e Escolas

Todos os professores (temporários e efetivos) em regência de sala de aula receberão um tablet de 7’ (sete polegadas); e as escolas receberão tablets de 10’ (dez polegadas), conforme o número de salas de aula. A SEDUC comprou 16.000 (dezesseis mil tablets).

Planejamento

Quanto ao planejamento, a orientação é de 27 horas aula, em sala de aula; e de 13 horas aula, em planejamento. O Sindicato APEOC contesta esta orientação e  cobra que seja regulamentado, em lei, o seguinte: 26 horas aula, em sala de aula; e 14 horas atividade, conforme Resolução do Conselho Nacional de Educação, CNE, que tramita no Ministério da Educação e aguarda homologação.

Processo Seletivo

O Sindicato APEOC cobrou respeito ao processo seletivo realizado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) para contratação por tempo determinado.

O Sindicato APEOC recomendou que seja dada prioridade aos professores selecionados pela UFC em relação aos professores do Art. 4º ou seleção simplificada.

A SEFOR informou que a contratação temporária necessariamente passa por análise da própria SEFOR e que qualquer irregularidade detectada é corrigida.