Nesta terça-feira (22), o presidente do Sindicato APEOC, Reginaldo Pinheiro, o diretor da CNTE, Alessandro Carvalho, o coordenador da Frente Norte/Nordeste, Anizio Melo, representantes da UNE, UEE, UBES, ACES e UNEFORT, e o MNU, protocolaram na Secretaria da Educação um ofício pelo não retorno às atividades presenciais e continuidade das aulas remotas.

O documento deixa claro que o foco neste momento deve ser a defesa da vida, com apoio financeiro e estrutural aos professores e alunos nas aulas remotas e investimentos nas escolas e adequação das mesmas ao enfrentamento à pandemia.

O Blocão da Educação solicita ainda uma audiência conjunta entre APEOC, entidades estudantis e movimentos sociais com a secretária Eliana Estrela, para discutir que o retorno neste momento de pandemia é precipitado.

Professores e estudantes entendem que ainda não existe segurança sanitária para um retorno das atividades presenciais.

Amanhã, 23 de setembro, no Dia de Mobilização Nacional em Defesa da Educação, iremos ao Palácio da Abolição às 08h para protocolarmos um documento contrário ao retorno às atividades presenciais e pela continuidade e investimentos nas aulas remotas. O dia será também de mobilização por um maior financiamento da Educação, através da regulamentação do Novo FUNDEB e correta destinação dos precatórios do FUNDEF, e contra a Deforma Administrativa e os recentes ataques à democracia na UFC, com ato em frente a Faculdade de Direito.