professores protestan direitos juazeiro 05062013Professores alegam que redução de salário de servidores é inconstitucional.

Sessão na Câmara foi suspensa após protestos e confusões.

O projeto de lei reduz em até 40% o salário dos professores de Juazeiro do Norte, no interior do Ceará, acabou em tumulto nesta terça-feira (4). Os professores protestam contra a reformulação do plano de cargos, salários e carreiras que vai alterar o rendimento dos servidores. Segundo o Sindicato dos Professores, a redução é inconstitucional.

A sessão para votar o projeto de reformulação salarial dos servidores deveria ter ocorrido em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira, mas foi cancelada devido ao protesto dos professores. Parte dos docentes protestou na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte. Outros cerca de 2 mil professores foram impedidos de entrar no local. A Câmara afirma que eles foram barrados devido à lotação.

Do lado de dentro houve protesto e confusão. Devido aos tumultos, a Polícia Militar foi chamada para reforçar a segurança e evitar possíveis confusões. Os policiais e guardas municipais chegaram a fazer um cordão de isolamento para evitar que os professores se aproximassem dos vereadores.
Em maio, os professores protestaram contra o projeto de lei que visava dobrar o período de férias dos vereadores de Juazeiro do Norte. Após protestos e repercussão do caso, os vereadores suspenderam o projeto.

Do G1 CE