A direção do Sindicato APEOC se reuniu com o secretário da Educação do Estado, Idilvan Alencar, na tarde desta quinta-feira (08) em mais uma audiência da Mesa de Negociação Permanente. O objetivo da reunião foi discutir as principais pautas de interesse da categoria, em especial o Reajuste Salarial 2018 dos profissionais da Educação.

O Sindicato APEOC foi representado pelo presidente estadual, Anizio Melo; pelo vice-presidente, Reginaldo Pinheiro; pelo secretário-geral, Helano Maia; e pela tesoureira, Penha Alencar. Além do secretário Idilvan Alencar, técnicos da Seduc também participaram da reunião.

Veja os encaminhamentos a seguir:

Reajuste Salarial diferenciado

O Sindicato APEOC exigiu mais uma vez a aplicação do reajuste do Piso Nacional do Magistério, de 6,81%, na carreira dos profissionais da Educação. A entidade cobrou que o aumento diferenciado tenha repercussão para ativos, aposentados e temporários. O secretário de Educação concordou e terá esta reivindicação como norte. Uma nova reunião ocorrerá na próxima quinta-feira (15), onde será apresentada a proposta final de reajuste. A mesa técnica da Seduc irá trabalhar durante a semana para definir a fórmula do aumento diferenciado.

Promoções com titulação e sem titulação

O Sindicato APEOC cobrou celeridade no pagamento das Promoções por titulação dos profissionais da Educação. O governador já havia anunciado, em rede social, que fará o pagamento da promoção de 1.731 servidores do magistério da rede estadual até o primeiro dia útil do mês de maio. Idilvan Alencar afirmou que o benefício será concedido.

Sobre as promoções sem titulação, o secretário afirmou que o processo terá seguimento após a conclusão das Promoções por titulação. O Sindicato APEOC cobrou agilidade também nos procedimentos dessa reivindicação.

Ampliação definitiva de carga horária

O Sindicato APEOC cobrou agilidade da Seduc para a resolução da ampliação definitiva de carga horária dos professores que ingressaram na rede estadual antes de dezembro de 2003. O secretário da Educação assumiu o compromisso de que o processo será enviado à Assembleia Legislativa.

Concurso público

A Seduc informou que já está em fase de negociação com empresas realizadoras para a  execução de um novo concurso público estadual.

Vale-alimentação

O Sindicato APEOC cobrou o fim do teto do vale-alimentação, não só para os professores, mas para todos os servidores do estado. Idilvan Alencar afirmou que discutirá a pauta com o governador, Camilo Santana.