A ação ágil e qualificada do Sindicato APEOC junto aos deputados estaduais e aos interlocutores do Governo do Estado atrasou o início da tramitação da Mensagem do Executivo na Assembleia que prevê o aumento de 11% para 14% o aumento da contribuição previdenciária dos profissionais da Educação e dos demais servidores estaduais do Ceará. O projeto iria ser lido em plenário ainda nesta terça-feria (13). Havia, inclusive, um pedido de urgência para ser analisado pelos parlamentares. Graças à mobilização iniciada ainda nesta segunda-feira (12) foi possível paralisar o trâmite da mensagem.
Maratona de reuniões
A maratona de reuniões começou pela manhã na Assembleia Legislativa. Os diretores do Sindicato APEOC abordaram os deputados para obter o apoio deles à causa dos profissionais da Educação, que não podem ser penalizados com o aumento da Previdência. Ainda pela manhã, os diretores se reuniram com o chefe de gabinete do governador, Élcio Batista; secretário da Educação, Idilvan Alencar; secretário da Fazenda, Mauro Filho, e com o secretário de Relações Institucionais, Nelson Martins. À tarde foram mais dois encontros, com a participação também do líder do Governo na Assembleia, deputado Evandro Leitão, e com o vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia, deputado Elmano de Freitas.
Como resultado dessas reuniões, ficou decidido que a partir desta quarta-feira (14), a direção do Sindicato APEOC e os deputados Elmano de Freitas e Evandro Leitão vão negociar uma alternativa à proposta de aumento da alíquota de contribuição da Previdência sem prejudicar os servidores estaduais, especialmente os profissionais da Educação. Além disso, ficou acertado que a Seduc voltará a receber o Sindicato APEOC para construir novas propostas de valorização de professores e funcionários.