A prefeitura de Fortaleza assinou ato de nomeação de 968 professores aprovados no último concurso para efetivos da Secretaria Municipal de Educação (SME), no último dia 22, contudo os atos de nomeção ainda não foram publicados no Diário Oficial

Esses professores já estão sendo lotados nas escolas do Município, porém, mais de 150 professores reclamam que ainda não foram lotados.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, atualmente, são 10.500 professores efetivos na Rede Municipal de Educação em Fortaleza, com os novos aprovados serão mais de 11.700 professores efetivos nas 463 escolas e creches da Prefeitura.

O Sindicato APEOC representou contra o Município de Fortaleza e contra o Governo do Estado, junto a Procuradoria Regional do Trabalho, o abuso na contratação temporária de professores. Os processos encontram-se atualmente na Promotoria da Educação do Estado do Ceará. Recentemente o Sindicato APEOC manifestou-se a pedido da Promotoria sobre os procedimentos citados, reafirmando o grande número de professores temporários no município de Fortaleza e na Rede Estadual de ensino.

Após audiências na Procuradoria Regional do Trabalho e mobilizações e greves da categoria finalmente a prefeitura e o Governo do Estado realizaram concurso público, embora, o número de vagas ofertadas tenha sido abaixo da real necessidade do serviço público.

O Sindicato continua lutando pela convocação, nomeação e lotação de todos os professores concursados do atual concurso e realização de novo concurso público para suprir as carências definitivas.