Na época da velocidade, da cibernética, da comunicação via satélite, da informatização e do conhecimento não podemos nos apoiar em um sindicalismo galgado no revanchismo, na falta de dialogo, na radicalização, no confronto e no sectarismo exacerbado.

Acredito mais no dialogo, na competência, nas discussões maduras e democráticas, acredito mais no uso do saber, do conhecimento e da verdade para resoluções de problemas.

No mundo moderno o forte das relações trabalhistas é o entendimento entre as partes envolvidas e a negociação.

A violência, o desrespeito as leis e as instituições não devem fazer parte do sindicalismo moderno.

Não podemos deixar nos enganar por falsas lideranças, lideranças ilegítimas que a todo o momento tentam enganar os trabalhadores da educação, usando ,querendo manipular os trabalhadores, querendo induzir a nossa categoria ao erro, ao fracasso e a derrota. Vendendo ilusões, propagando falácias e promessas que não tem a menor condição de serem cumpridas.

Também incentiva a nossa categoria a violência, ao vandalismo e a outros atos criminosos.

Devemos abominar todos aqueles que querem destruir a unidade da nossa categoria. A minoria não pode decidir pela maioria.

Não podemos nos deixar nos influenciar e nem deixar que essas pessoas de comportamento lunático e esquizofrênico desviem o verdadeiro rumo do nosso sindicato. Não podemos confiar, não podemos acreditar nessas personas não gratas ao nosso sindicato.

Lutamos por um sindicalismo autêntico e comprometido com a verdade e com a nossa categoria.

Os sindicatos modernos devem lutar por seus filiados e por uma boa prestação de serviços. Devem promover encontros, debates e seminários, que apontem que busquem soluções para os problemas que afligem a educação, os educadores brasileiros e o seu mercado de trabalho.

É preciso promover a interação com o cotidiano do professor na escola com a realidade social política e econômica do educador e do educando.

A nossa luta deve ser por melhores condições de trabalho, por remuneração digna e por melhor qualidade de vida e saúde dos educadores.

Só assim criaremos condições sociais, políticas e econômicas para que o exercício do magistério seja viável e a profissão de professor não seja extinta pela desvalorização.

Os pilares de um sindicalismo moderno e promissor são:

1-DEFESA DA CIDADANIA – A critica construtiva é importante, além de criticar o que está errado devemos procurar apresentar proposta e soluções para os problemas. Devemos interagir energicamente buscando uma melhor relação entre capital e trabalho.

Precisamos estar atentos às mudanças, a quebra de paradigmas. Sabemos que as mudanças políticas, sociais e econômicas acontecem bruscamente a todo instante, a toda hora. Mudanças essas que interferem direta ou indiretamente na qualidade de vida dos afiliados de qualquer sindicato e do ser humano em geral.

O diálogo, a negociação, o entendimento e o conhecimento são condições essenciais para a prática do exercício da cidadania. São características de um povo que respeita e confia em suas instituições. Devem ser as armas usadas no sindicalismo moderno.

2-FORMAÇÃO SINDICAL – Através de cursos específicos e seminários em parcerias com universidades, centrais sindicais e outras entidades buscando, objetivando preparar suas lideranças e a sua base de atuação. Somente assim teremos condições de realizar um trabalho democrático aliando renovação e experiência.

3-CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL – Promover cursos de capacitação profissional e seminários, inclusive expedindo certificados que poderão ser utilizados pelo profissional da educação para evolução profissional e enriquecimento de currículo.

Esses cursos deverão ser desenvolvidos através de parcerias com faculdades, universidades e outras instituições de ensino, objetivando capacitar os profissionais da educação para um melhor desempenho profissional.

4-INFORMATIZAÇÃO – Objetivando aprimorar a comunicação com seus associados, com a categoria em geral e com a população. Sabe-se que quem detém a informação e o conhecimento detém o poder. A informática é uma ferramenta utilizada para melhorar as condições de trabalho e administração.

Vivemos na era da cibernética, da telefonia móvel, da velocidade e da informatização, deste modo as noticias são transmitidas e repassadas em tempo real. Estas ferramentas nos permitem trabalhar com mais eficiência, eficácia, qualidade e velocidade. Informatizar um sindicato facilita e permite a desburocratização de todas as ações e de todo trabalho administrativo sindical.

5-AMPLIAÇÃO E FORTALECIMENTO DA BASE SINDICAL – É necessário cobrir toda área de atuação do sindicato, levando informações e conhecimento a todos os municípios que temos representação e filiados. O conhecimento e a informação são as armas principais da luta sindical. Esta ampliação, este fortalecimento e essa organização da base é um trabalho árduo, necessário e prioritário. Buscando contatos com todas entidades afins, fazendo um trabalho em sintonia com a categoria e com os direitos profissionais dos educadores do Ceará.

O fortalecimento da base do sindicato através da formação sindical tornará possível um trabalho sindical preciso e eficaz, obtendo assim os resultados esperados e desejados pela maioria da categoria representada. É importante a participação de todos, nenhum município onde tenha representação do sindicato poderá ficar à míngua ou ser tratado de forma diferenciada.

6-PLATAFORMA POLÍTICA – NO mundo globalizado o sindicalismo está presente e atua nas diversas esferas de decisão (Executiva, Legislativa e Judiciária). É dever dos sindicatos participar, estar engajado no cenário político nacional e internacional com direito a participação e voz. Toda entidade representativa de uma categoria profissional deve estar devidamente inserida dentro do contexto político global (municipal, estadual, nacional e internacional). Os sindicatos devem acompanhar, debater e divulgar os projetos de lei de interesse da categoria, dando ênfase e prioridade aos aspectos da legislação trabalhista, sindical e previdenciária.

PAULO JAMES QUEIROZ MARTINS –
Representante da APEOC em Maranguape
pjqm@ibest.com.br
paulojames.blogspot.com