Ouvindo e atendendo…
Através de informações prestadas pelo Sindicato APEOC bem como de e-mails de leitores, a coluna tem acompanhado o movimento envolvendo professores e o governo do Estado. Três dos pontos em discussão dizem respeito ao que garante a Progressão Funcional, Antecipação da Data-Base e Plano de Carreira. Depois de algumas reuniões com representantes das Secretarias de Educação e Planejamento e Gestão (inclusive seus titulares, Izolda Cela e Maurício Holanda) somente agora o Sindicato conseguiu tratar a questão diretamente com o governador. E os professores, pelo que dizem, estão satisfeitos pelo que ouviram de Cid.
… aos professores
Para os professores, repercutiu positivamente quando o governador iniciou a audiência afirmando saber que o Plano de Carreira (Lei 12.066 – Art. 26 e 27) dá direito à progressão para 60% da categoria (30% por mérito e 30% por antigüidade). E que sabe também do pleito do Sindicato APEOC para que seja estendido a 100% dos professores´. Não deixando de lembrar que seu governo vem dando tratamento diferenciado aos professores e militares.
Atendendo II
Numa demonstração de que quer mesmo atender ao pleito que vem sendo reclamado pelo Sindicato APEOC, o governador Cid Gomes declarou que, como a folha de fevereiro fechou no último dia 10, o pagamento da Progressão (com o reajuste de 5% já incluído) será feito em março. E mais, a data-base da categoria (leia-se, dos professores) será antecipada de julho para o início do ano.
Fonte: Coluna Edilmar Norões (Jornal Diário do Nordeste, 20-02-2009).