A Comissão Municipal do Sindicato APEOC de Pacatuba participou de uma audiência com a secretária de Educação do município, Eliane Almeida, na última quarta-feira (07) para encaminhar algumas reivindicações da categoria. O secretário de Assuntos Jurídicos do Sindicato APEOC, Sergio Bezerra, também acompanhou a reunião. Veja os encaminhamentos:

Plano de Cargos, Carreira e Remuneração

O Sindicato APEOC cobrou a reformulação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do Magistério da cidade. A secretária informou que será formada uma comissão para o estudo do PCCR e elaboração do novo documento, que será composto por três membros do Sindicato APEOC e três representantes da Prefeitura.

Estágio Probatório

A secretária afirmou que formará uma comissão que finalizará a avaliação dos professores em estágio probatório. Os membros da Comissão Municipal reclamaram e exigiram os resultados do estágio, pois os profissionais que já concluíram o período já passaram por todo o processo e prazo necessários para a obtenção do resultado. A secretária irá analisar o pedido.

Creches

A Comissão Municipal da APEOC marcou uma nova reunião para tratar sobre as creches de Pacatuba com a secretária de Educação para o dia 15 de março, às 10h, na sede da Secretaria de Educação de Pacatuba.

Superlotação em salas de aula

A Comissão Municipal do Sindicato APEOC em Pacatuba reiterou que a Prefeitura deve respeitar as diretrizes do município que determina no máximo 35 alunos em séries do 6º ao 9º ano. De acordo com a secretária, se em alguma escola esse número exceder, uma equipe pedagógica irá fazer o remanejamento do aluno para outra escola sem trazer prejuízo para ambos.

Devolução de professores

O Sindicato APEOC solicitou à Secretaria de Educação que fosse respeitado os critérios de devolução dos professores, a respeito da Lotação nas Escolas. A secretária de Educação afirmou que não foi procurada pelos professores. A Comissão reiterou a importância de se respeitar o processo de remoção conforme determina a lei.

Profissionais de apoio

A Comissão Municipal cobrou explicações sobre a contratação de profissionais de apoio das escolas, formada por bolsistas e auxiliares do Atendimento Educacional Especializado (AEE), pois existe um déficit desses servidores em algumas escolas do município. A secretária informou que os bolsistas serão contratados através do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e os auxiliares da AEE serão terceirizados.

Liberação de dirigentes

A secretária informou que está aguardando a resposta do procurador geral do município sobre a liberação de membros da Comissão Municipal para o exercício da atividade sindical. Com a liberação, o pedido irá para votação na Câmara Municipal.